Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Poços artesianos não solucionam problema de falta d'água em Medianeira, diz tecnóloga ambiental

Moradores de Medianeira têm passado diariamente por esse tipo de situação, sendo obrigados a racionar água.

  • 26/02/2020
  • Foto(s): Assessoria Pref. Missal
Poços artesianos não solucionam problema de falta d

A perfuração de poços é necessária, mas não é a solução para escassez de água de Medianeira, diz a tecnóloga ambiental, Lusiani Zanuso. Segundo ela as dificuldades de falta de água enfrentadas no município são devida a ausência de um trabalho de conservação das nascentes que abastecem os rios. Mas, para este trabalho sair do papel é necessário força em conjunto da população, entidades e governo do estado e municipal para normalizar o abastecimento afirma, Zanuso. (Áudio 1)

Nesse mês de fevereiro, moradores têm passado diariamente por esse tipo de situação, sendo obrigados a racionar água. A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar alega que não há água, pois os três poços que abastecem o município estão com níveis baixos e que fez a manutenção adequada.

Ainda de acordo com Lusiani, foram realizados diversos trabalhos de proteção e recuperação das nascentes em Medianeira, porém o projeto parou e não foi dada sequência no replantio da mata ciliar que acabou não se desenvolvendo. (Áudio 2)

Uma alternativa de caráter emergencial, destacada pela tecnóloga, é a perfuração de poços artesianos, porém não é uma solução definitiva. Porque os níveis dos poços também estão baixando.

A solução para o problema da falta de água é a recuperação dos rios com um programa de gestão de bacias hidrográficas que inclui várias ações para preservar os rios, além de agir diretamente nas questões de desperdício e reuso da água com a instalação de cisternas. (Áudio 3)

É importante que a população tenha conhecimento do Plano de Concessão entre o município e Sanepar para cobrar de forma correta as ações. E que o assunto seja debatido em escolas, universidades e comunidades durante o ano todo não apenas em períodos de escassez de água, destaca a professora. (Áudio 4)

Para discutir sobre o assunto um grupo de moradores irá se reunir na próxima sexta-feira (28), para elaborar a Carta Manifesta que será encaminhada ao Ministério Público, Sanepar e Governo do Estado questionando os investimentos e providências nos recursos hídricos de Medianeira. (Áudio 5)

Fonte: Tatyelle Schunemann