
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O aumento na demanda por crédito agrícola e a recuperação do mercado de trabalho devem influenciar no crescimento da economia paranaense ao longo dos próximos meses. A expectativa é do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes. O otimismo se deve ao crescimento de 1% no Produto Interno Bruto, no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Essa foi a segunda variação positiva seguida, de acordo com uma pesquisa do Ipardes.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano passado, o PIB paranaense avançou 0,13%, puxado principalmente pela expansão da produção industrial. A projeção para o ano leva em conta a continuidade do dinamismo da produção industrial, a retomada do consumo, o aumento da produção de energia elétrica e a estabilidade climática para o agronegócio, o que ajuda a impulsionar o setor de comércio e serviços.
De acordo com o governador Ratinho Júnior, a produção paranaense está na vitrine e, aos poucos, reverte a trajetória negativa da economia. (Ouça o áudio Ratinho Júnior abaixo)
O diretor de estatística do Ipardes, Daniel Nojima, afirma que o clima deve permitir uma boa recuperação da primeira safra de grãos neste ano, o que contribui para o crescimento paranaense ao longo dos próximos trimestres. (Ouça o áudio Daniel Nojima abaixo)
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado e serve para medir a evolução da economia. As projeções para este ano e o ano que vem indicam um crescimento estável, na casa de 2%.
Fonte: Band News