Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Crédito agrícola e geração de empregos devem ser os responsáveis pelo crescimento econômico em 2020

A expectativa é do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes

  • 09/01/2020
  • Foto(s): Jaelson Lucas / AEN
Crédito agrícola e geração de empregos devem ser os responsáveis pelo crescimento econômico em 2020

O aumento na demanda por crédito agrícola e a recuperação do mercado de trabalho devem influenciar no crescimento da economia paranaense ao longo dos próximos meses. A expectativa é do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes. O otimismo se deve ao crescimento de 1% no Produto Interno Bruto, no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Essa foi a segunda variação positiva seguida, de acordo com uma pesquisa do Ipardes.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano passado, o PIB paranaense avançou 0,13%, puxado principalmente pela expansão da produção industrial. A projeção para o ano leva em conta a continuidade do dinamismo da produção industrial, a retomada do consumo, o aumento da produção de energia elétrica e a estabilidade climática para o agronegócio, o que ajuda a impulsionar o setor de comércio e serviços.

De acordo com o governador Ratinho Júnior, a produção paranaense está na vitrine e, aos poucos, reverte a trajetória negativa da economia. (Ouça o áudio Ratinho Júnior abaixo)

O diretor de estatística do Ipardes, Daniel Nojima, afirma que o clima deve permitir uma boa recuperação da primeira safra de grãos neste ano, o que contribui para o crescimento paranaense ao longo dos próximos trimestres. (Ouça o áudio Daniel Nojima abaixo)

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado e serve para medir a evolução da economia. As projeções para este ano e o ano que vem indicam um crescimento estável, na casa de 2%.

Fonte: Band News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99827-8200