Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Caminhoneiros estão sendo impedidos de cruzar do Paraguai à Santa Helena; água e alimentos começam a faltar

Representantes portuários de Santa Helena foram até ao Paraguai para tentarem a liberação dos caminhoneiros.

  • 03/12/2019
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Caminhoneiros estão sendo impedidos de cruzar do Paraguai à Santa Helena; água e alimentos começam a faltar

Uma manifestação geral ocorre em Mbaracayú no Paraguai após o anúncio de que o asfalto da seção que leva a Puerto Indio não poderá ser feito pela lei “chave na mão”, porque o Ministério das Finanças diz que não há recursos disponíveis para essa modalidade.

Com estradas e portos fechados, mais de 200 caminhoneiros estão impedidos de cruzar o Lago de Itaipu de Puerto índio e Sanga Funda no Paraguai para o Porto Internacional de Santa Helena, no Brasil.

Conforme relatos de caminhoneiros ao Costa Oeste News, a situação é tensa. Alguns caminhoneiros estão desde quinta-feira sendo impedidos de chegar ao Brasil; "Algumas pessoas estão fazendo uma paralização no Porto Índio exigindo o asfalto, mas estão impedindo as balsas de buscar os caminhões no porto Sanga Funda que é outro porto acumulando aproximadamente 150 caminhões, alguns motoristas já estão desde quinta-feira e já não tem mais água”, comenta o presidente da COTRELENA, Cleber de Sá.

Ainda segundo informações, os caminhoneiros começam a sofrer com a falta de alimentação, pois não há locais próximos para comprar mantimentos e a fila de caminhões que se formou é extensa.

Uma reunião está marcada para a próxima quinta-feira (05), em Assuncion para um possível acordo. Representantes portuários de Santa Helena foram até ao Paraguai para tentarem a liberação dos caminhoneiros.

SEM ATIVIDADE

Nesta segunda-feira (2), cerca de 250 caminhões foram parados no trecho da balsa no Lago de Itaipu impedidos de atravessarem para Santa Helena, no Brasil.

Pelo menos 200 caminhões com soja, a cada semana, cruzam para o Brasil e Paraguai importa insumos agrícolas para a produção de monoculturas. Atualmente, a balsa de bandeira brasileira move até 16 caminhões de eixo duplo, de uma fronteira para outra.

Em dias de chuva, eles ficam retidos e a atividade é paralisada e quando a estrada está seca, a imensa poeira da terra vermelha é um risco para a visibilidade dos motoristas.

Na comunidade de Mbaracayú, foi declarado para que todos acompanhem a mobilização e se concentrem na seção que leva a Puerto Indio.

Fonte: Rodrigo Cardoso

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557