Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

CCJ da Assembleia aprova propostas que promovem alterações na previdência dos servidores públicos estaduais

Com a aprovação, a PEC agora será publicada em diário oficial e uma Comissão Especial vai analisar o mérito da proposta.

  • 21/11/2019
  • Foto(s): Divulgação/Alep
CCJ da Assembleia aprova propostas que promovem alterações na previdência dos servidores públicos estaduais

Em reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (20), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou as três propostas que promovem alterações na previdência dos servidores públicos estaduais. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevê, entre outras medidas, idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens para a aposentadoria, com tempo de contribuição de pelo menos 25 anos e eleva de 11% para 14% a alíquota de contribuição dos servidores ao Paraná Previdência.

Apenas o deputado Tadeu Veneri (PT) foi contra a aprovação por entender que não há constitucionalidade no conteúdo das propostas. De acordo com ele, o governo do estado não apresentou um estudo que demonstra o impacto financeiro e atuarial das medidas. Para o parlamentar, não há segurança de que, com a aprovação da matéria, o déficit de 6,5 bilhões de reais no sistema financeiro do Estado será amenizado.

O líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, do PSD, afirmou que os estudos foram anexados aos projetos pelo governo nesta quarta-feira (20). O parlamentar reconhece que as medidas propostas não são as ideais, mas reforça que na atual condição financeira do estado a aprovação da PEC é a melhor solução. De acordo com ele, a situação precisa ser enfrentada com responsabilidade sob pena de colocar em risco o pagamento das aposentadorias.

Com a aprovação na CCJ, a PEC agora será publicada em diário oficial e, conforme o tamanho das bancadas, os partidos indicarão cinco membros para compor a Comissão Especial responsável por analisar o mérito da proposta. Formado o grupo, haverá um prazo de três dias para que emendas sejam apresentadas. O parecer final a respeito da PEC deverá ser apresentado pela comissão em até dez sessões ordinárias.

A proposta vai então a votação em plenário. Para ser aprovada, precisa do voto nominal de três quintos dos deputados: no caso, 33 dos 54 parlamentares. São apenas duas votações, com o intervalo de cinco sessões entre cada uma. Uma PEC, ao contrário dos projetos de lei, não exige a sanção do governador, a própria Assembleia promulga a mudança na Constituição Estadual.

Fonte: Band News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557