106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os contribuintes que participam do programa Nota Paraná deixaram de resgatar quase 469 milhões de reais disponíveis para saque entre agosto de 2015 e novembro de 2019. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o valor representa cerca de 32% do montante devolvido pelo Estado aos contribuintes.
De acordo com as regra do programa, o valor para saque fica disponível aos contribuintes por 16 meses antes de expirar. Se o crédito não é resgatado ao longo deste período, o dinheiro volta para os cofres do governo.
A coordenadora do programa Nota Paraná, Marta Gambini, explica que um dos responsáveis pelo esquecimento nos saques, é a falta de informação. (Ouça o áudio Marta Gambini 1 abaixo)
No período analisado, entre agosto de 2015 e novembro de 2019, de acordo com a secretaria, outros R$ 874 milhões e 200 mil foram transferidos para as contas de pessoas cadastradas no programa ou foram usados para desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Inclusive o prazo para usar a devolução do imposto para quitar ou abater parte do IPVA do ano que vem já pode ser feita. Para isso, é preciso fazer a opção no site do programa, o www.notaparana.pr.gov.br.
O sistema fica aberto até o dia 30 de novembro. Segundo a secretaria a frota de veículos em nome de pessoas físicas que devem pagar o imposto é de 3 milhões, 891 mil e 981. O veículo precisa estar no nome do usuário cadastrado no programa para que a opção seja válida.
A coordenadora ainda lembra que é importante que os consumidores fiquem atentos para não perderem o prazo para fazer a solicitação. (Ouça o áudio Marta Gambini 2 abaixo)
O programa faz ainda sorteios mensais que pagam prêmios aos consumidores que se cadastram no site do Nota Paraná. O programa devolve até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pela Receita Estadual ao consumidor que pede nota fiscal.
Fonte: Com Band News