106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Cerca de 60 mil produtos deverão ter o preço reduzido com o regime de Substituição Tributária que começou a vigorar no começo desse mês de novembro. Anteriormente, os produtos eram tributados na origem e agora passaram a ter a arrecadação escalonada dentro da cadeia comercial, ou seja, a cobrança dos impostos não é antecipada, beneficiando os empresários e também os consumidores.
Saíram da lista, entre outros itens, biscoitos, bolachas, pizzas, azeites de oliva, margarinas, óleos refinados, frutas e vegetais congelados, conservas de produtos hortícolas, doces, geleias e também vinhos. O volume de operações abrangidas é calculado em R$ 4,4 bilhões anuais.
De acordo com o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara, apesar do pouco tempo, a medida já causou uma baixa nos preços. (Ouça o áudio Gláucio Geara abaixo)
Para Paulo Pennacchi, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), os empresários paranaenses poderão competir com igualdade o mercado. (Ouça o áudio Paulo Pennacchi abaixo)
O vice-governador do Paraná Darci Piana destacou que essa é uma conquista fruto de um trabalho integrado entre governo e o setor privado. (Ouça o áudio Darci Piana abaixo)
Desobrigados de antecipar o pagamento do ICMS sobre o produto, que comprometia o capital de giro das empresas, importadores de vinho, por exemplo, avaliam que o preço da bebida pode cair até 15% nos próximos meses.
Fonte: Com CBN e AEN