106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um sistema de informação, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná, pretende diminuir as filas de espera por cirurgias eletivas realizadas pelo Sistema Único de Saúde, atuando diretamente no processo de regulação.
A pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Informática da instituição. De acordo com a responsável pelo projeto, Simone Cristiane de Souza, durante três anos de análises, ficou constatado que o uso de banco de dados para autogerenciamento de filas de cirurgias reduziu o tempo de espera e os custos por procedimento realizados pelo SUS.
Ela explica ainda que o trabalho foi feito com base em uma classificação de risco pré-estabelecida pelo médico, que aponta qual é a prioridade do paciente.
A pesquisadora ainda esclarece que o projeto tem o objetivo de informatizar os dados que hoje são registrados manualmente e que, em muitos casos, não são atualizados de forma a incluir e excluir pacientes que já tiveram a classificação de risco modificada.
De acordo com Simone Cristiane de Souza, o sistema ainda permite um a redução de custos para o Sistema Único de Saúde, já que pode evitar que exames sejam refeitos pela demora na execução dos procedimentos.
Apenas a título de experiência para verificar o comportamento das filas de cirurgias eletivas, a pesquisadora trabalhou com uma amostra de seiscentos pacientes que aguardavam pelo procedimento no SUS. Após a análise dos dados ficou constatadoque a proposta de solução pode diminuir em até 30% o tempo de espera por cirurgias em Hospitais Públicos.
No entanto, ela ressalta que o gerenciamento da plataforma com base na classificação do paciente é que permite que haja uma redução do tamanho da fila.
O sistema foi rodado com informações fictícias, mas, segundo a pesquisadora, retrata a realidade do tempo de espera por cirurgias eletivas realizadas pelo SUS. A partir de agora, a UFPR tenta conseguir um aporte financeiro para dar andamento ao trabalho e implantar a plataforma dentro de um hospital público do Paraná.
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: Band News FM