Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Adapar reúne profissionais e produtores para debater sobre raiva transmitida por morcegos

O encontro é parte de uma série de eventos que ocorrerão nesta semana para lembrar 28 de setembro como Dia Mundial contra a Raiva.

  • 25/09/2019
  • Foto(s): João Hermes
Adapar reúne profissionais e produtores para debater sobre raiva transmitida por morcegos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está realizando nesta quarta-feira (25) em Medianeira, o Encontro Paranaense de Vigilância e Prevenção da Raiva, na Associação Recreativa Lar.

O encontro é parte de uma série de eventos que ocorrerão nesta semana para lembrar 28 de setembro como Dia Mundial contra a Raiva. A solenidade terá participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, que abordará a vigilância e prevenção da doença. Toda a comunidade urbana e produtores rurais são convidados.

Um dos objetivos do encontro é esclarecer a tarefa que cada um tem no combate à doença. Entre os sintomas mais visíveis estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte, que ocorre em até 10 dias. Este ano, das 226 coletas feitas pelos técnicos da Adapar, 75 resultaram positivas.

A raiva é uma doença endêmica na América do Sul, que pode ser transmitida pela saliva de um mamífero infectado. A morte é inevitável em praticamente todos os casos de comprovação da enfermidade.

O Diretor presidente da ADAPAR, Otamir César Martins, abriu o encontro e destacou o trabalho que está sendo feito para combater focos de raiva no Estado. (Áudio 1)

Já o Supervisor Regional da Adapar, que abrange 32 municípios do Oeste, Juliano Moura Silva, destaca a preocupação da Adapar em levar informações aos produtores e lideranças sobre o controle da doença transmitida pelo morcego hematófago. (Áudio 2)

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

 

Fonte: João Hermes