Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Habilitação de frigoríficos deve aumentar exportação paranaense

Somente no mês de agosto, o Paraná foi responsável por quase metade do volume exportado (48%) de carne de frango pelo Brasil para o país asiático.

Habilitação de frigoríficos deve aumentar exportação paranaense

A habilitação de mais três plantas frigoríficas paranaenses deve aumentar a exportação de carne de frango para a China, segundo o Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná). Somente no mês de agosto, o Paraná foi responsável por quase metade do volume exportado (48%) de carne de frango pelo Brasil para o país asiático. Foram cerca de 18,1 mil toneladas da proteína enviadas pelos nove frigoríficos já habilitados até então, de acordo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior) do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

No início do mês, o GACC (órgão de sanidade chinês) enviou um comunicado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) autorizando o credenciamento de mais 25 frigoríficos, três deles paranaenses.

Se comparado com o mesmo mês do ano anterior, o valor teve aumento de 23%, com a exportação de 14,7 mil toneladas de frango para a China. No acumulado do ano, o Paraná foi responsável por aproximadamente 51% das exportações avícolas nacionais para a China.

HABILITAÇÃO

No ano passado, o Mapa pediu à China a habilitação de 78 novos frigoríficos. As negociações foram conduzidas pelo Mapa, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil na China.

Os chineses então enviaram ao Brasil uma missão sanitária que auditou 11 plantas, com resultados negativos. Com isso, a demanda brasileira caiu para 34 unidades, consideradas as que têm mais chances de serem habilitadas por Pequim.

Após isso, no início de setembro, foram mais 25 empresas habilitadas entre carne bovina, de frango, suína e asinino. Com isso, o número de plantas habilitadas no Brasil passou de 64 para 89.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Portal Paraná