Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agência da Receita Estadual de Medianeira será desativada

A proposta faz parte do programa de modernização da Secretaria da Fazenda, que prevê também economia de recursos.

  • 16/09/2019
  • Foto(s): AEN
Agência da Receita Estadual de Medianeira será desativada

O Governo do Paraná vai desativar, a partir de primeiro de outubro, 20 Agências da Receita Estadual. A proposta faz parte do programa de modernização da Secretaria da Fazenda, que prevê também economia de recursos e a adequação da estrutura do órgão aos serviços hoje oferecidos via internet e ao número de servidores disponíveis.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia, a medida vai proporcionar economia de R$ 867 mil nas despesas anuais dessas unidades, recursos gastos apenas com limpeza, vigilância, energia elétrica, água, telefone, internet e reprografia.

Os 47 profissionais que trabalham nessas unidades – 19 auditores fiscais e 28 agentes fazendários – serão remanejados para reforçar os trabalhos de outras agências ou para as delegacias regionais. “A medida também permite a otimização dos recursos humanos, sempre no interesse do Estado e da eficiência”, avalia o secretário.

Apenas um dos imóveis, o de Medianeira, não é próprio do Estado, e essa despesa será encerrada com a desativação. Os demais 17 poderão ser cedidos a outros órgãos do Governo que hoje ocupam imóveis alugados. De acordo com o diretor da Receita, Luiz Moraes Junior, já há vários interessados, o que poderá trazer grande economia para o Estado.

MOVIMENTO – As agências que serão fechadas foram escolhidas entre as de menor movimento, já que todos os atendimentos podem ser feitos pela internet. Por isso, o número de pessoas que ainda procuram atendimento presencial nas agências da Receita diminuiu muito.

“A tendência é cada vez mais atuarmos via internet. O Estado precisa otimizar recursos, utilizar tecnologia para prestar serviços com mais qualidade e enxugar estruturas caras e pouco funcionais nos dias de hoje”, avalia Moraes.

Três das unidades que vão ser desativadas ficam na Região Metropolitana de Curitiba, em Araucária, Colombo e São José dos Pinhais. As demais são Guaratuba, Rio Negro, Arapoti, Castro, Telêmaco Borba, Laranjeiras do Sul, Pitanga, São Mateus do Sul, Arapongas, Rolândia, Palotina, Medianeira, Toledo, Barracão, Loanda, Paranavaí e Capanema. As dez delegacias regionais serão mantidas, para garantir a presença do fisco em todas as regiões do Paraná.

INTERNET – Atualmente todos os serviços oferecidos nas agências da Receita Estadual estão disponíveis via internet, incluindo o protocolo, no portal da Sefa/Receita Estadual. Acesse http://www.fazenda.pr.gov.br.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: AEN