Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sanepar alerta para uso racional da água em Medianeira

A economia, além ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor.

  • 11/09/2019
  • Foto(s): Reprodução
Sanepar alerta para uso racional da água em Medianeira
A Sanepar informa que foi preciso reduzir a produção de água em 15% em Medianeira, por causa da estiagem que tem afetado a região Oeste e provocou a diminuição da vazão do Rio Alegria, que abastece a cidade.
 
Portanto, neste período, a água deve ser usada apenas para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.
 
Se todos utilizarem a água de forma racional, ela será suficiente para toda a população.
 
A Sanepar está finalizando obras para ampliar o sistema de abastecimento de água na cidade. Dois novos poços serão interligados ao sistema. Com isso, a capacidade de produção será aumentada em mais 20%.
 
Uso racional – A economia, além ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor. Por isso, sempre vale lembrar algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada.
 
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
 
Cuidado com as piscinas – No caso das piscinas de fibra ou alvenaria é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.
 
Em relação às piscinas plásticas há duas dicas essenciais para quem quiser contribuir e evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada pois evita que sujeiras caiam na água. A outra dica é não descartar todos os dias a água, evitando o gasto excessivo com a reposição da água. Para manter a qualidade desses reservatórios, o morador pode adicionar uma colher (das de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água.
 

Fonte: Assessoria