Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tribunal de Justiça garante direitos políticos de Moacir Froehlich, ex-prefeito de MCR

  • 11/09/2019
  • Foto(s): Prefeitura de Marechal Cândido Rondon/ Divulgação
Tribunal de Justiça garante direitos políticos de Moacir Froehlich, ex-prefeito de MCR

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ) reformou parcialmente sentença de primeiro grau da justiça rondonense, que havia condenado o ex-prefeito Moacir Froehlich à perda dos direitos políticos por três anos e a uma multa civil.

Froehlich havia sido condenado devido a contratação, em 2010, de uma empresa para fornecer concreto betuminoso usinado a quente, sem a realização de processo licitatório. Isso, no entendimento do Ministério Público, teria gerado prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito.

Contudo, o TJ entendeu que o ex-prefeito Moacir não autorizou tais contratações, e não agiu com dolo ou culpa, uma vez que o material adquirido pelo município estava de acordo com o preço praticado pelo mercado, não ocasionando prejuízo ao erário ou enriquecimento ilícito.

Para o advogado do ex-prefeito, João Gustavo Bersch, a decisão do TJ corrige a desproporcionalidade da decisão local, e traduz o que se refletiu na instrução do processo e, com isto, “os direitos políticos do ex-prefeito Moacir permanecem hígidos, estando o mesmo elegível para eventual pretensão eleitoral”.

A defesa ainda estuda recorrer ao STJ para afastar também a multa civil.

No mesmo processo o vereador Nilson Hachmann, que também havia sido condenado em primeira instância, igualmente manteve seus direitos políticos.

Confira a nota da defesa na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Foi divulgada a notícia do ajuizamento de Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Estado do Paraná - Autos nº 0004784-32.2015.8.16.0112, em face do ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon/PR, Moacir Luiz Froehlich, acerca da contratação em 2010, de uma empresa para fornecer concreto betuminoso usinado a quente, sem a realização de processo licitatório, que em tese teria gerado prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito.

Ainda, foi divulgado que o ex-prefeito foi condenado em sentença de 1º Grau, que lhe gerou a perda dos direitos políticos por três anos e a multa civil correspondente a duas vezes o valor da sua remuneração da época dos fatos.

Pois bem, informa-se nesta oportunidade, de que a defesa do ex-prefeito Moacir Luiz Froehlich apresentou recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná, e obteve de forma unânime, parcial provimento, afastando do ex-prefeito Moacir, a condenação da perda dos direitos políticos, mantendo-se apenas a multa civil.

Para o advogado João Gustavo Bersch, procurador do ex-prefeito, a decisão do TJ/PR corrige a desproporcionalidade da decisão local, e traduz o que se refletiu na instrução do processo, de que o ex-prefeito Moacir não autorizou tais contratações, e acima de tudo, não agiu com dolo ou culpa, sendo que o material adquirido pelo Município estava de acordo com o preço praticado pelo mercado, não ocasionando prejuízo ao erário ou enriquecimento ilícito. Com isto, os direitos políticos do ex-prefeito Moacir permanecem hígidos, estando o mesmo elegível para eventual pretensão eleitoral.

A defesa ainda estuda recorrer ao STJ para afastar também a multa civil.

 Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Blog do Jadir

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533