Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Definida programação da Semana Farroupilha no CTG Sentinela dos Pampas

Confira a programação do CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira.

  • 03/09/2019
  • Foto(s): CTG Sentinela dos Pampas
Definida programação da Semana Farroupilha no CTG Sentinela dos Pampas

O Fato Histórico

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Uma das situações que gerou a revolta foi o fato de que o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo, passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter taxas elevadas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.

Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-riograndense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.

CTG SENTINELA DOS PAMPAS

Dentro desse espírito de relembrar a trajetória histórica dos antepassados, o CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira também reverencia esses heróis e definiu a programação para esse ano que começa no dia 11 e termina no dia 20 de Setembro:

Dia 11/09 – Chegada da Chama Crioula

Dia 13/09 – Tertúlia Livre no Fogo de Chão

Dia 17/09 – Atividades na Praça com seus grupos de dança e individuais e distribuição de lanche

Dia 19/09 – Jantar típico aberto à toda comunidade e também para Clubes de Serviço e a Imprensa – (R$ 35,00 por pessoa)

Dia 20/09 – Desafio do Carreteiro – (R$ 20,00 por pessoa)

Aqui, os interessados que gostariam de participar, formando uma equipe, podem entrar em contato com o CTG para mais informações.

Fonte: João Hermes