Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Assembleia legislativa discute Estrada do Colono em Capanema e Medianeira nesta semana

Em Medianeira a audiência pública será realizada na sexta-feira (16) às 19 horas.

  • 14/08/2019
  • Foto(s): projetocolabora.com / Divulgação
Assembleia legislativa discute Estrada do Colono em Capanema e Medianeira nesta semana

A Assembleia Legislativa do Paraná discute nesta semana a reabertura da Estrada do Colono em duas audiências públicas, que acontecerão em Capanema, amanhã, quinta-feira, 15, e Medianeira, na sexta-feira, 16. Ambas iniciam às 19h. O objetivo é ouvir todos os setores para avaliar a melhor maneira de reabertura do caminho que corta o Parque Nacional do Iguaçu, sem agredir o meio ambiente.

A audiência é aberta à participação da população e de representantes de entidades. Em Capanema a audiência acontece no Parque de Exposições Armandio Guerra. E em Medianeira no Auditório Ivo Endrigo da Prefeitura.

(Ilustração: projetocolabora.com)

O projeto para a criação de uma Estrada-Parque, utilizando o antigo traçado da chamada Estrada do Colono, trecho de 17,5 km entre Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná à Capanema, no sudoeste, está sendo analisado no âmbito federal. Neste momento dois projetos estão tramitando, um de autoria do ex-deputado Assis do Couto, que é analisado pelo senado, e outro de autoria do deputado Nelsi Colgueto Maria, (Vermelho) que tramita na Câmara Federal.

Porém, de acordo com o deputado estadual Nelson Luersen, a fiscalização da via, caso seja reaberta, deve ficar a cargo do governo estadual. Por esse motivo a Assembleia do Paraná também está discutindo a reabertura. Foi criada uma comissão, contando com a assinatura de 24 deputados estaduais, que está analisando os projetos. Após as audiências públicas realizadas nesta semana, a comissão vai se reunir em Brasília com Deputados Federais, Senadores e Ministros para apresentar o resultado das audiências.

“A Assembleia Legislativa já está marcando audiência em Brasília com a bancada de deputados federais, pro início do mês de setembro com nossos três senadores, que são favoráveis ao projeto, também com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Ministro do Meio Ambiente (Ricardo Salles) para nós ajudarmos os deputados e senadores aprovarem a lei em Brasília. Aprovando em Brasília, o governador já se comprometeu a fazer uma estrada ecologicamente correta” informou Luersen, que preside a comissão.

Luersen destaca que é necessária a aprovação da lei em Brasília, para em seguida o estado do Paraná resolver as questões de logística, de segurança do parque, de guaritas, de redutores de velocidade, de filmagem do leito da estrada. “Nós esperamos que, se reaberta, a estrada seja administrada pelo IBAMA ou pelo ICMBIO” ressalta Luersen.

“O objetivo é criar uma estrada ecologicamente correta” salienta o deputado, destacando que a audiência pública contará com a presença da Comissão de direitos humanos da assembleia, “também visa à busca do aumento do turismo na região, fortalecendo a economia da região”, porém adverte que é necessário garantir direitos da população da região, “é necessário garantir o direito do ser humano de ir e vir, por isso a comissão de direitos humanos participa, por que eles entendem que os direitos do cidadão de ter acesso, de preservar a natureza, de cuidar daquilo que é um bem da humanidade não estão sendo respeitados” enfatiza.

O deputado também realça a logística de ligação entre o oeste e sudoeste do Paraná. Pela estrada do colono a distância entre Foz do Iguaçu e Capanema fica entre 90 e 100km, atualmente o caminho é de 250 km “nós estamos dificultando a vida dos cidadãos, separamos famílias, que estão em Serranópolis, que estão em Planalto, em Pérola do Oeste” disse.

Além disso, o deputado ressaltou aspectos históricos da estrada, que foi importante no período da colonização do oeste e do sudoeste, “a Coluna Prestes, em 1924, passou pela Estrada do Colono, posteriormente os agricultores, os colonizadores que desbravaram o oeste do Paraná, o centro oeste do Paraná, passaram pelo caminho do Colono” acentuou, “e hoje a gente vê com tristeza, por uma falha técnica, por não estar incluída no plano de manejo ela foi fechada” lamentou o deputado.

Fonte: Radio Cultura Foz