Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e Lindeiros repassam ???kits feira??? em comodato para dois municípios do Oeste do Paraná

No total, foram viabilizados de 220 ???kits feira??? para as organizações de agricultores familiares da região

  • 06/06/2019
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu e Lindeiros repassam ???kits feira??? em comodato para dois municípios do Oeste do Paraná

Foram entregues na quarta-feira, 05, dois ‘kits feira’ para produtores de Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, através do Convênio Linha Ecológica, uma parceria entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Os equipamentos foram cedidos em comodato à Associação de Produtores Orgânicos de Pato Bragado - Apop, e Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste - Apoer.

No total, foram viabilizados de 220 ‘kits feira’ para as organizações de agricultores familiares da região. Cada kit está avaliado em R$ 2.421,00.

A ação foi possível através de uma integração e interface entre os Programas de Educação Ambiental e o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional. O gerente da Divisão de Proteção Ambiental da Itaipu, Gilmar Secco, ressalta que essa é uma parceria importante para a valorização da agricultura familiar e orgânica. (Ouça o áudio abaixo)

O investimento total do Convênio é de R$ 543.274,00. Os equipamentos ficam sob a guarda dos feirantes com critérios estabelecidos entre Itaipu e o Conselho dos Lindeiros.

Cada kit é composto por uma barraca, quatro badanas, quatro aventais, dois bancos de plástico, duas mesas de plástico, quatro caixas plásticas modelo alto e seis modelo baixo, e uma gôndola expositora de caixas.

Os produtores, organizados em associações, recebem assistência técnica para melhorar a produção, manipulação e comercialização do que produzem. Tanto em Pato Bragado, quanto em Entre Rios, há participação da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná - Biolabore, com serviços prestados às duas entidades. A vice-presidente da Biolabore, Cristiani Cavilhão, destaca que, as associações têm, dentre as dificuldades, a comercialização, o que será melhorado com os kits. (Ouça o áudio abaixo)

Os municípios beneficiados com os kits foram: Altônia, Cascavel, Céu Azul, Diamante D'Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Mercedes, Missal, Mundo Novo (MS), Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria