Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereador de Serranópolis do Iguaçu conta a sua versão sobre acusação de crime ambiental

Em 2019 a Força Verde aplicou 930 autos de infração ambiental, o que resultou em mais de R$ 5 milhões em multas.

Vereador de Serranópolis do Iguaçu conta a sua versão sobre acusação de crime ambiental

O vereador de Serranópolis do Iguaçu Loacir José Dembogurski (PSDB), o ‘Neguinho’, contou a sua versão, depois de ter sido acusado de cometer crime ambiental. O fato aconteceu na última sexta-feira (24), quando a Polícia Ambiental fez uma vistoria na propriedade que fica na Linha Belom, divisa com o Parque Nacional do Iguaçu.

Segundo o relatório dos policiais, o vereador fez sem autorização uma limpeza na vegetação e derrubou árvores e ainda danificou a cerca de limite do parque.

A invasão da vegetação de Mata Atlântica sobre as propriedades são mais comuns do que se imagina. Os moradores de Serranópolis, por exemplo, depende da liberação dos órgãos responsáveis para não cometer crime ambiental.  

De acordo com ‘Neguinho’, a mata já havia avançado para dentro de sua propriedade dificultando o acesso no local, que também é utilizado para o passeio de cicloturismo e caminhadas da região. O vereador também comentou sobre a cerca.

 A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e as equipes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde aplicaram 930 autos de infração ambiental em 2019, em 190 municípios do Paraná, por desmatamento irregular (51%), posse ilegal ou maus tratos a animais (18%), efluentes industriais (17%) e pesca fora dos lugares permitidos por lei (5%).

Cerca de 90% foi registrado pela polícia, o que resultou em mais de R$ 5 milhões em multas. O número representa quase 40% de tudo o que foi aplicado durante todo o ano de 2018.

 

Fonte: Alessandro Kunhaski e Aen.pr.gov.br