106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Sicredi realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (10), durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A entrevista, concedida no estande da instituição, detalhou as expectativas econômicas para o evento e as estratégias para o atendimento ao setor produtivo em 2026.
A expectativa para esta edição é superior ao desempenho registrado no ano anterior. O presidente do Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, destacou o otimismo com o cenário atual. "A expectativa para 2026 está melhor, inclusive porque, em relação à última edição da feira, não havia praticamente recursos do BNDES disponíveis. Este ano, todas as linhas como Moderfrota, Inovagro e Pronaf estão liberadas especificamente para investimentos", afirmou o presidente. A projeção é que os valores movimentados alcancem a faixa de R$ 800 milhões, superando os R$ 600 milhões fechados no ano passado.
O gerente de desenvolvimento dos municípios, Gilson Farias, detalhou a necessidade do planejamento diante do calendário apertado, devido à proximidade do Carnaval. "O Show Rural é sempre um desafio porque acontece em fevereiro, um mês curto. Como a feira termina na sexta-feira e o Carnaval inicia no sábado, o Sicredi decidiu prorrogar a possibilidade de financiamentos, consórcios e seguros até o dia 25 de fevereiro com as mesmas condições do evento", explicou o gerente.
A medida visa permitir que o produtor interessado utilize o período do feriado para analisar as propostas e defina o negócio diretamente na agência na semana seguinte. A presença de linhas de crédito específicas para investimento é vista como o principal motor para o crescimento estimado entre 10% e 15% nos negócios. A estrutura no estande segue focada em oferecer suporte técnico e financeiro para a aquisição de maquinários e novas tecnologias apresentadas durante a feira.
Fonte: Costa Oeste News