Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guaíra sediará reunião para discutir demarcação de terra indígena na região

O evento será realizado no anfiteatro da Unipar

  • 09/05/2019
  • Foto(s): Divulgação/FAEP
  • Região
Guaíra sediará reunião para discutir demarcação de terra indígena na região

Na sexta-feira (10), os Sindicatos Rurais de Guaíra, Terra Roxa e Altônia realizarão uma Audiência para debater a situação dos produtores rurais da região, atingidos pelos conflitos indígenas. O evento será realizado no anfiteatro da Unipar a partir das 08h30 e contará com a presença do Secretário Especial de Assuntos Fundiários (Seaf), Luiz Antônio Nabhan Garcia.

Os problemas com a demarcação indígena começaram em outubro de 2018, após a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicar no Diário Oficial da União a demarcação de áreas. O despacho apresentava o resultado de um estudo que segundo a Funai, identificou uma área de aproximadamente 24 mil hectares, dividida em duas glebas e áreas de ilhas que poderiam abrigar uma população indígena estimada em 1.360 pessoas (dados são de 2013). Porém, nesta área estão 172 propriedades rurais legalizadas e produtivas.

Atualmente a decisão está suspensa pelo Tribunal Regional Federal (TRF) após intervenção da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) desde o dia 7 de novembro do ano passado. Apesar de aliviar as tensões dos produtores, a situação está longe de ser resolvida.

O presidente do Sindicato Rural de Terra Roxa Vagner da Silva, convida todos os produtores a participar da audiência, que trará mais esclarecimentos sobre esse impasse. (Ouça o áudio Vagner da Silva abaixo)

O Deputado Federal Sérgio Souza já confirmou presença na audiência e destacou a importância do evento para se discutir e ouvir as reclamações dos agricultores, que segundo ele, sofrem com as ocupações indígenas na região. (Ouça o áudio Dep. Sérgio Souza abaixo)

Para o Dep. Sérgio Souza, o despacho da Funai foi feito de forma arbitrária, sem participação da comunidade e prejudica mais de 165 produtores rurais, comprovadamente instalados e donos de suas terras.

Fonte: Sindicatos e CTV