Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

??ltima vacinação contra aftosa no Paraná começa dia 1º

Em 2018, o Estado teve seu pedido aprovado pelo Ministério da Agricultura para antecipar a retirada da vacina

??ltima vacinação contra aftosa no Paraná começa dia 1º

Após um intenso trabalho de defesa agropecuária, o Paraná se prepara para realizar a última campanha de vacinação contra febre aftosa a partir do dia 1º de maio. Em 2018, o Estado teve seu pedido aprovado pelo Ministério da Agricultura para antecipar a retirada da vacina e, assim, dar mais um passo em busca do reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação em 2021 junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), conforme prevê o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

A antecipação da retirada da vacina é uma certificação da defesa sanitária do Estado e resultado da mobilização dos diversos setores públicos e privados ligados ao agronegócio paranaense. Algumas recomendações estão sendo passadas pela ADAPAR, como por exemplo, fazer a vacinação sub-cutânea e não intra muscular.

Para Thales Amaral Perufo, Médico Veterinário da Adapar, o produtor deve procurar informações sobre as mudanças para esta etapa, que será a última no Paraná. Thales Perufo também comenta sobre como o Paraná se preparou no que diz respeito a fiscalização após essa campanha:

Fonte: João Hermes