Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município repassa distribuidores de dejetos para grupos de produtores

  • 04/04/2016
  • Foto(s): Assessoria
Município repassa distribuidores de dejetos para grupos de produtores
Na sexta-feira, 01, o município de Itaipulândia, em parceria com a Itaipu Binacional, efetuou o repasse de três distribuidores de dejetos para a FUNDEC-Associação de Desenvolvimento Comunitário de Itaipulândia. Esses equipamentos foram cedidos em comodato para grupos de produtores das comunidades de Linha Botafogo e Sanga Seca; Buriti; e Caramuru e Linha Progresso. Conforme dados repassados pela Secretaria de Agricultura inicialmente serão atendidos em torno de 50 produtores organizados, mas os grupos são abertos à novas adesões de agricultores interessados. Os equipamentos, que tiveram um custo de R$ 92.500,00 (noventa e dois mil e quinhentos reais), foram adquiridos através do convênio  com a Itaipu Binacional que tem validade até setembro de 2017.

Conforme disse o Prefeito Miguel Bayerle ???somos gratos pela grande parceria com a Itaipu Binacional e orgulhosos por ter sido em nosso município que surgiu o Programa Cultivando Água Boa. A entrega de mais estes equipamentos para nossos agricultores é o reflexo do bom entendimento que temos que órgãos e instituições preocupadas com a preservação do meio ambiente e a melhor destinação dos resíduos oriundos da produção.???

Nelton Friedrich, Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, destacou que ???vir para Itaipulândia é sempre motivo de alegria e a certeza de que nossas ações surtem efeito. Termos um município com tantos avanços na questão ambiental e de preservação de solos nos deixa eufóricos e certos de que estamos cumprindo nossa missão. Parabenizamos os produtores itaipulandienses por mais esta conquista através do empenho da administração municipal.??? E frisou ainda: ???Temos convicção de que novas ações virão por aí pois conhecemos o potencial de organização da equipe responsável pelo setor agrícola e ambiental do município e, principalmente, a participação efetiva e a dedicação dos agricultores locais na questão da preservação.???

Através de convênios com a Itaipu Binacional o município de Itaipulândia já efetuou a adequação de mais de 18 mil m2 de estradas; em torno de 13 mil m2 de estradas foram cascalhadas; mais de 75 metros lineares de terraços foram reformados com o terraceador adquirido dentro do convênio; manutenção de 7,1 ha reflorestamento com adubação, replantio e coroamento, além de centenas de horas máquinas para diversos serviços, construção de cercas de proteção e abastecedouros comunitários e aquisição de diversos equipamentos.

Em Itaipulândia, foram concluídos os trabalhos de recuperação em e 3 microbacias, tendo ainda 3 em fase de conclusão e outras 8 com 50% dos trabalhos já realizados.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Colunistas