Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretor da Itaipu recebe prefeito de Foz e reforça parcerias com o Oeste do Estado

  • 04/04/2019
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Diretor da Itaipu recebe prefeito de Foz e reforça parcerias com o Oeste do Estado

Primeiro diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional a fixar residência em Foz do Iguaçu, no exercício do cargo, o general Joaquim Silva e Luna recebeu nesta quinta-feira (4) o prefeito do município, Chico Brasileiro, e reafirmou a intenção da empresa de fortalecer a relação com os municípios da região Oeste do Estado.

Silva e Luna também assegurou que a nova política de austeridade de Itaipu, dando prioridade a projetos estruturantes, como a segunda ponte no Rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, significa investimentos de melhor qualidade na região na região.

Nesta sexta-feira (5), o diretor-geral brasileiro tem reunião marcada com o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Aparecido José Weiller Junior, prefeito de Jesuítas.  A entidade reúne 54 municípios.

“O nosso objetivo não é reduzir os investimentos”, tranquilizou o general, “e sim dar mais a qualidade à aplicação dos recursos”.

Silva e Luna recebeu o prefeito Chico Brasileiro e o secretário de Governo, Marcos Antônio Jahnke, em seu gabinete no Centro Executivo (Vila A). Foi a primeira reunião com o prefeito desde que o general assumiu o cargo, no dia 26 de fevereiro.

“A Itaipu está de portas abertas para avaliar todos os projetos que tenham impacto social positivo e beneficiem os municípios e o cidadão”, afirmou o general, citando ações nas áreas do turismo, meio ambiente e responsabilidade social. “Os critérios para aprovação de projetos serão rigorosamente técnicos, seguindo os princípios de eficiência, legalidade, impessoalidade e moralidade.”

Somente a obra da segunda ponte, por exemplo, vai movimentar a economia de toda a cidade e região, com significativa geração de riqueza. Silva e Luna acrescentou que os eventos de caráter social a serem apoiados pela Itaipu precisam ter grandes impactos para a sociedade. Já eventos que não tragam legado não terão prioridade

O diretor-geral salientou ainda que Foz do Iguaçu tem posição estratégica para Itaipu, por sediar a margem brasileira da empresa. “O general Silva e Luna recebeu, acolheu e abraçou a cidade. Mostrando que essa irmandade entre Foz do Iguaçu e Itaipu é algo sólido”, agradeceu o prefeito.

De acordo com Chico Brasileiro, “a nova direção de Itaipu tem uma visão estratégica de crescimento da nossa cidade, da fronteira (com o Paraguai e a Argentina) e da região”.

Durante o encontro, o prefeito mencionou que concorda com a nova diretriz de austeridade de Itaipu, disse que muitos dos projetos do município têm caráter estruturante – portando, alinhados às novas diretrizes – e que as parcerias com a empresa vão continuar contribuindo para o projeto de desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

“Itaipu propicia desenvolvimento para Foz do Iguaçu desde a fundação da empresa. E cada vez mais vem investindo, tanto na usina como na cidade. Isso permite uma perspectiva melhor de crescimento. Por isso, Itaipu não é só importante para Foz do Iguaçu, como imprescindível”, avaliou.

Fonte: Assessoria