Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Assembleia analisa cenário para a apicultura na região Oeste do Paraná

  • 02/04/2019
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Assembleia analisa cenário para a apicultura na região Oeste do Paraná

A Cooperativa Agrofamiliar Solidária – Coofamel, reuniu seus associados das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, para a Assembleia Geral Ordinária da entidade, no último sábado. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Santa Helena e teve como pauta a questões relacionadas à análise dos trabalhos, planejamento, inclusão e exclusão de associados, rateio das sobras, além de outros assuntos relativos a apicultura e hortifrutigranjeiros. Atualmente são 279 associados nas duas regiões, em 54 municípios.

Queda nas exportações para os Estados Unidos, aumento da produção de mel no Nordeste brasileiro, acúmulo de mel nos entrepostos exportadores, reflexo na queda dos preços no Sul do Brasil, baixa produção no Oeste do Paraná até janeiro de 2019, estão entre os cenários que influenciam o mercado na região.

Com base no comportamento do ambiente de produção e comércio o preço do mel sofreu retração. Em 2017, por exemplo, o kilograma de mel era comercializado a 11 reais, baixou para 8 reais em 2018 e atualmente está em 6 reais e 50 centavos.

Dentre a busca por solução neste sentido está a busca por vendas no mercado interno, tanto no estado do Paraná como São Paulo, por exemplo, segundo o presidente, Wagner Gazziero.

Algumas vantagens são importantes para o associado, conforme o presidente, caso da garatia de comercialização, de fornecimento de insumos e equipamentos, cursos, treinamentos, palestras, seminários, diferenciação de preços em produtos, cooperativismo e sustentabilidade.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria