106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As tarifas de energia dos consumidores brasileiros devem ficar mais barata quase 5% entre 2019 e 2020. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última semana, em Brasília.
A Aneel conseguiu um acordo com bancos para quitar antecipadamente empréstimos contraídos pelo governo com recursos da conta de luz em 2014 e 2015. Com isso o valor gasto com financiamento desses empréstimos, que somaram 21 bilhões de reais no total, serão repassados como créditos para o consumidor. A medida terá um impacto médio de redução de 3,7% nas tarifas em 2019 e 1,2% em 2020, segundo o diretor-geral Aneel, André Pepitoni. (Ouça o áudio abaixo)
O diretor da Aneel assegura que a redução tarifária será sentida por todos os consumidores, inclusive os clientes de distribuidoras que tiveram reajustes a partir de dezembro, que terão uma revisão extraordinária das tarifas para capturar o alívio.
A redução só é possível porque o governo e agência fecharam um acordo com bancos para antecipar a quitação de um empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras de energia a pagar o custo extra gerado pelo uso das termelétricas. Naquele ano o país sofreu com a falta de chuvas que reduziu drasticamente o nível dos reservatórios de hidrelétricas e foi preciso acionar mais usinas termelétricas. O problema é que essa energia gerada por termelétricas é muito mais cara.
Desde aquele ano que vem sendo cobrado um adicional nas contas de luz de todos os brasileiros para pagar as parcelas do empréstimo. A previsão era que este empréstimo fosse quitado no fim de 2020 e, com antecipação, será possível uma redução na conta de energia.
Fonte: Agência RádioWeb/Hiury Wdson