Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitos cobram soluções para problema de falta de energia na região Oeste

Os produtores rurais são os mais afetados, com prejuízos na produção

  • 15/03/2019
  • Foto(s): Catve
  • Região
Prefeitos cobram soluções para problema de falta de energia na região Oeste

Os casos de falta de luz continuam sendo registrados e o produtor rural segue contabilizando prejuízos.

Neste mês, em Capitão Leônidas Marques, a falta de energia gerou um calor excessivo em um aviário. 60% da produção foi perdida. 8 mil frangos mortos e uma rentabilidade que só ficou na expectativa.

Em janeiro, um produtor de peixes perdeu 50 toneladas de tilápia, em Marechal Cândido Rondon. Mais de R$ 220 mil, que não entraram no caixa do agricultor.

No mês seguinte, mais peixes morreram. Dessa vez em Bragantina, na região de Toledo. Com a falta de luz, os animais ficaram sem oxigênio e o prejuízo chegou a R$ 160 mil.

A Associação dos Municípios do Oeste do estado está acompanhando estes casos e irá ajudar os produtores a cobrar providências da Copel.

A Copel informou, por meio de nota, que uma série de reuniões já estão sendo realizadas com produtores rurais da região e também com as prefeituras e que dentre as 1.700 ações de melhoria programadas para os próximos três anos, nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, está a construção de 800 quilômetros de novas redes de energia elétrica. 

Ainda de acordo com a Copel, religadores automáticos de energia serão instalados na zona rural. O equipamento minimiza o tempo de falta de eletricidade, e pode ser uma solução para o homem do campo. 

Entretanto, essas mudanças têm previsão para serem concluídas apenas em três anos. 

Fonte: Catve