Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Horta de plantas medicinais pode reduzir consumo de medicamentos

Em Santa Terezinha de Itaipu, Horta de Plantas Medicinais começa a receber primeiros visitantes

  • 06/03/2019
  • Foto(s): Aerp
 Horta de plantas medicinais pode reduzir consumo de medicamentos

Com mais de 60 espécies de plantas medicinais, uma horta comunitária foi inaugurada recentemente em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Estado. A ideia é que o espaço seja utilizado de maneira educacional, mostrando os benefícios das plantas para o tratamento de doenças como hipertensão e diabetes.

O projeto é uma parceria do município com a Itaipu Binacional. A cada semana moradores de uma região serão convidados a conhecer o lugar por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Gislaine Verônica da Silva, nutricionista e coordenadora do projeto Cultivando Saúde e Saberes, explica um pouco das atividades:
“O pessoal está aprendendo a fazer as mudas, como podem replicar isso e plantar em casa, conheceram um pouco mais da horta, tendo um contato mais direto com as plantas e nos próximos encontros vamos ampliando isso. Como manter a horta em dia, para que não percamos isso e possa continuar”.

Além dos benefícios das propriedades medicinais das plantas, o ambiente também pode servir como uma espécie de terapia, proporcionando saúde mental para aqueles que frequentarem a horta:
“Nós sabemos que, hoje em dia, tem um número muito alto de pessoas com depressão, ansiedade e outras doenças psiquiátricas. Esse é um ambiente que ajuda nesse quesito. Uma terapia alternativa”.

Por meio do Programa Plantas Medicinais, a Itaipu apoia o desenvolvimento da cadeia produtiva de fitoterápicos na região Oeste do Paraná. Em mais de 15 anos, a ação já promoveu a capacitação de milhares de agentes de saúde da rede pública e pessoas da comunidade em geral, além de atuar na distribuição de mudas e de fitoterápicos para utilização em postos do SUS.

Fonte: Aerp/Vacy Alvaro