Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Pedido de cassação de vereador é protocolado na Câmara de Marechal Rondon

Pedralli acusa Nilson de ter utilizado empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura.

  • 01/03/2019
  • Foto(s): Assessoria
Pedido de cassação de vereador é protocolado na Câmara de Marechal Rondon

O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, Josoé Pedralli (MDB), protocolou na manhã de ontem (28), na secretaria da Casa de Leis, denúncia contra o vereador Nilson Hachmann (PSC).

Pedralli acusa Nilson de ter utilizado empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura.

As supostas irregularidades apontadas pelo denunciante teriam sido cometidas desde 2009 até agora. Nilson Hachmann foi secretário municipal de Viação e Obras de 2009 a 2012 e, atualmente, exerce cargo de vereador em mandato assumido em 2017.

A Constituição Federal e o Código de Ética Parlamentar do Poder Legislativo rondonense proíbem vereadores de serem “proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada”.

Para Josoé Pedralli, conforme ele afirma na denúncia, o vereador Nilson “está obtendo vantagem financeira indevida”.

O denunciante também entregou à Câmara de Vereadores documentos no qual, ele afirma, ficariam comprovadas as irregularidades. A mesma documentação foi entregue por Pedralli ao Ministério Público.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Claudio Kohler (Claudinho), do PP, vai encaminhar o material apresentado por Pedralli à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para que instaure os procedimentos para apurar as denúncias. Se comprovadas, elas podem dar origem a um processo de cassação do mandato de Nilson, que tem garantido o direito à ampla defesa.

Como é presidente desta Comissão, Pedralli pedirá fastamento dos trabalhos da sindicância sobre este caso.

 

Outro lado

O vereador Nilson Hachmann (PSC) divulgou nesta sexta-feira (1º) carta à população de Marechal Cândido Rondon. Ele responde a acusação feita contra ele, ontem (28), pelo vereador Josoé Pedralli (MDB). Na nota, Nilson classificou as denúncias como “mentiras, calúnias e falsas acusações”.

Josoé Pedralli protocolou no Poder Legislativo denúncia em que afirma que, desde 2009, Nilson estaria utilizando empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura.

Nilson Hachmann foi secretário municipal de Viação e Obras de 2009 a 2012 e, atualmente, exerce cargo de vereador em mandato assumido em 2017.

Na carta: Nilson afirma que, em mais de 20 anos atuando na vida pública, jamais desviou recursos públicos e que as alegações de Josoé Pedralli são “narrativas fantasiosas”.

CARTA AOS CIDADÃOS RONDONENSES

Me causa espanto a criatividade do vereador doutor Pedralli em criar narrativas fantasiosas. Quem conhece o vereador sabe que o mesmo é conhecido por plantar discórdias e falsas denúncias por onde passa.

A princípio, não iria me manifestar a respeito das mentiras, calúnias e falsas acusações do vereador doutor Pedralli. Mas, eu devo satisfação aos meus familiares, eleitores e pessoas de bem do nosso município.

Tenho mais de 20 anos de vida pública. Nunca fui denunciado por desvio de recursos. Sempre trabalhei muito, apresentando bons projetos e trazendo recursos que muito auxiliaram o homem do interior e dos bairros do nosso município.

Uma coisa me causa muita estranheza. O vereador doutor Pedralli, que tem oito anos seguidos de mandato e foi líder do governo passado, se realmente acredita nas suas acusações fantasiosas, por que não se pronunciou na época do governo passado?

Conivência ou incompetência?

Me entristece muito o fato do vereador falar em valores absurdos e nunca falou que as obras foram executadas pelas empresas, legitimamente ganhadoras de licitações da Prefeitura Municipal. E, por sinal, com boa qualidade. Eu visito as obras em todo o município e as obras, nós todos podemos comprovar, foram realmente executadas e com ótima qualidade.

Estranho também que agora, às vésperas do julgamento da cassação de um colega vereador, ele protocolou este pedido. Qual o verdadeiro motivo? Confundir a opinião pública? Amedrontar algum vereador para mudar de opinião?

Desde já coloco à disposição de qualquer cidadão rondonense, de todos os vereadores, da Mesa Diretiva, a minha declaração de imposto de renda, o meu extrato bancário. E faço aqui um desafio: que o vereador se debruce sobre esses documentos e encontre um centavo, apenas um único centavo de desvio de dinheiro público em meus 20 anos como homem público do município de Marechal Cândido Rondon.

 

NILSON HACHMANN

Vereador

Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557