Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Show Rural: balança de passagem e confinamento com ventilação cruzada serão atrações na área da pecuária

Feira agropecuária será realizada em Cascavel entre os dias 3 e 8 de fevereiro

  • 16/01/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Show Rural: balança de passagem e confinamento com ventilação cruzada serão atrações na área da pecuária

O Show Rural de Cascavel, no oeste do Paraná, terá na edição deste ano um espaço maior para as novidades na área da pecuária. A feira que abre o calendário do agronegócio no país será realizada entre os dias 3 e 8 de fevereiro.

Novos currais construídos ao lado de seis pavilhões receberão cerca de 400 animais de 15 raças de corte e de leite.

Entre as atrações do setor que serão apresentadas durante o evento está uma balança de passagem e uma nova técnica de confinamento para o gado de leite.

Segundo os desenvolvedores, quando instalado em uma área pela qual o gado obrigatoriamente passa para comer ou beber, o equipamento fornece informações em tempo real sobre as condições de cada animal do rebanho.

Os dados são armazenados em um chip instalado no gado, que se comunica com o software da balança e pode ser acessado pelo computador ou pelo smartphone.

As informações incluem o peso e quanto o animal comeu e bebeu. Com base nestes dados e na movimentação do mercado, o aplicativo também indica o melhor momento para a venda e o ponto de equilíbrio financeiro de cada animal.

A balança será apresentada aos pecuaristas pela Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Coimma, uma das maiores do país e da América Latina na fabricação de equipamentos para a pecuária.

Cross ventilation

 

Outro atrativo será a apresentação de uma nova técnica de confinamento para gado leiteiro, chamada de cross ventilation, ou ventilação cruzada.

O método desenvolvido pela sueca DeLaval consiste em manter o gado em um barracão com toda a infraestrutura para acomodação, alimentação e ordena dos animais.

Placas evaporativas ajudam a reduzir em até 12ºC a temperatura interna em relação à externa.

Isto é possível também, explica o médico veterinário Augusto Cesar Mezzon, a exaustores que expulsam o ar quente instalados em uma parede e a uma cortina de água com fluxo contínuo, que resfria o ar lançado para dentro do espaço, instalada do outro lado, de forma cruzada.

Há uma espécie de cortina com fluxo contínuo de água, que tem por função reduzir a temperatura do ar lançado para dentro do espaço.

O ambiente controlado, completa, reduz o estresse e melhora a performance dos animais.

Fonte: g1