Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministro do Meio Ambiente defende parcerias público-privadas e elogia papel de Itaipu

  • 10/01/2019
  • Foto(s): Assessoria
Ministro do Meio Ambiente defende parcerias público-privadas e elogia papel de Itaipu

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou nesta quinta-feira (10), em Foz do Iguaçu (PR), que o modelo de gestão do Parque Nacional Iguaçu (PNI) é um exemplo de parceria entre os setores público e privado que deu certo e deve ser levado para todo o Brasil. Ele também elogiou o papel de Itaipu Binacional na promoção do turismo, do desenvolvimento socioeconômico e na conscientização ambiental.

“O Parque Nacional do Iguaçu é um grande atrativo turístico para o Brasil e demonstra a eficiência da parceria público-privada: o poder público dá as condições [necessárias] e o setor privado desempenha bem os serviços”, afirmou.

Ricardo Salles esteve no Paraná para participar das comemorações dos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu. A cerimônia teve a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard, do prefeito em exercício, Nilton Bobato, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Marcos Stamm – entre outras autoridades.

Os diretores de Itaipu Newton Kaminski (Coordenação), Mauro Corbellini (Técnica) e João Pereira dos Santos (Administrativo) também estavam presentes.

O ministro Ricardo Salles elogiou o modelo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu. Cerimônia teve as Cataratas como cenário.

“O turismo concorre em várias frentes: divulgação de riquezas, conscientização ambiental, desenvolvimento econômico, e esse é um grande trabalho que se faz na Itaipu”, disse o ministro, que também destacou a principal missão da empresa, recordista mundial na produção de energia limpa e sustentável. “Sem energia o Brasil não se desenvolverá.”

Ratinho Junior acrescentou que o modelo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu mostra que é possível conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e de renda.

No seu primeiro evento público desde que assumiu o cargo, no dia 1º, o governador antecipou dois programas que pretende lançar em breve: o Viaja Paraná, para estimular os paranaenses a conhecer os atrativos turísticos do Estado, e o Destino Paraná, com foco em viajantes de outras regiões do Brasil e do exterior.

“Nosso objetivo é fazer do turismo do Paraná uma vocação forte, estratégica, para que possamos gerar riqueza, emprego, e para que o nosso Estado se desenvolva. E as Cataratas do Iguaçu são o nosso cartão postal”, salientou.

Ratinho Junior defendeu ainda a necessidade de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas. “Se Foz é o segundo destino turístico do Brasil para viajantes do exterior, não é lógico não ter um aeroporto adequado e uma rodovia duplicada”, disse. “Vamos trabalhar neste sentido.”

Momento de emoção

Marcos Stamm foi convidado para compor a mesa de autoridades na solenidade oficial e classificou a comemoração dos 80 anos do PNI como “um momento de grande emoção”. Segundo ele, o turismo é uma atividade que une Itaipu e as Cataratas: o primeiro é o destino turístico mais importante da região e recebeu, no ano passado, 1,9 milhão de visitantes; a usina é o segundo atrativo mais visitado, com 1 milhão de visitantes no mesmo período.

Stamm lembrou que o parque nacional e a faixa de preservação ambiental do reservatório estão fisicamente conectados, com o Corredor da Biodiversidade Santa Maria – iniciativa da binacional. Além disso, Itaipu e o parque desenvolvem uma série de parcerias, ações e políticas convergentes na área ambiental. “Esse é um dado muito importante. Porque demonstra a responsabilidade que nós temos com a preservação do meio ambiente.”

Fonte: Assessoria Itaipu