106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Desde junho deste ano, o Paraná é considerado área com recomendação de vacinação da Febre Amarela. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação revelam que, somente neste ano, o estado registrou 158 casos suspeitos da doença. Destes, 145 foram descartados, 11 ainda estão em investigação e dois foram confirmados.
As ações de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde continuam, sobretudo com a chegada do verão - é exatamente nesta época que as chances de as pessoas pegarem a doença aumentam. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta para que a população procure pela vacina o quanto antes. (Ouça o áudio Carla Domingues abaixo)
Além do calor, a intensificação das chuvas favorecem a transmissão do vírus e a reprodução dos mosquitos transmissores. O secretário da Saúde do Estado, Antônio Carlos Nardi reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção à Febre Amarela. (Ouça o áudio Antônio Carlos Nardi abaixo)
O público-alvo para vacinação contra Febre Amarela inclui pessoas a partir dos nove meses de vida. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos que asseguram proteção por toda a vida.
O Paraná está pronto para vacinar toda a população e, agora, só depende de você. Atualmente, o estado conta com 1.958 salas de vacinação; e todas elas oferecem a vacina contra a Febre Amarela. Para mais informações acesse: portalms.saude.gov.br Ministério da Saúde, Governo Federal.
Fonte: Com informações Agência do Rádio