Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e PTI buscam cooperação técnica com a maior usina do Canadá

  • 20/11/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu e PTI buscam cooperação técnica com a maior usina do Canadá

A usina de Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vão encaminhar um projeto de cooperação internacional entre as duas instituições e a Hydro-Québec, do Canadá. A maior companhia de eletricidade canadense mantém, entre suas hidrelétricas, a Centrale Robert-Bourassa, a maior usina subterrânea do mundo em geração de energia. E, a exemplo da usina brasileiro-paraguaia, ela também passa por um processo de automatização.


Esse foi um dos focos de interesse da comitiva brasileira de Itaipu ao Canadá, liderada pelo diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm. Na segunda-feira (19), a missão internacional da usina se reuniu com a alta diretoria da Hydro-Québec, depois de visitar no sábado (17) a usina de Robert-Bourassa, e de conhecer o Instituto de Pesquisa da Hydro-Québec (IREQ, da sigla em francês), uma espécie de PTI da geradora, com mais de 50 anos de existência.

Com unidades geradoras analógicas, a Centrale Robert-Bourassa está sendo digitalizada. Sozinha, a hidrelétrica tem capacidade de 5.616 megawatts (MW), mas é considerada uma megausina pela quantidade de energia que gera mesmo em condições climáticas adversas. A planta possui 16 unidades geradoras e sua barragem está localizada no Rio La Grande, ao norte de Québec, em uma das instalações do projeto James Bay, da Hydro-Québec.

Somada à estação de geração La Grande 2-A, as duas usinas representam mais de 20% da capacidade instalada da Hydro-Québec.

Encontro

Marcos Stamm e o diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbellini, mostraram para a diretoria do complexo hidrelétrico canadense um panorama sobre Itaipu, desde a geração – a binacional detém o recorde mundial de 103,1 milhões de MWh/ano-, até seu projeto de modernização, que guarda semelhanças com o da hidrelétrica Robert-Bourassa. O investimento previsto na modernização da usina brasileiro-paraguaia é de US$ 500 milhões.

Itaipu tem 14 mil megawatts (MW) de capacidade instalada e já gerou 2,6 bilhões de MWh desde a entrada em operação, em maio de 1984. Nenhuma outra usina gerou tanta energia.

Início da modernização

No final do mês passado, Itaipu deu início à etapa de pré-qualificação das empresas que participarão do processo de modernização. As empresas habilitadas deverão ser escolhidas até o dia 14 de dezembro, data da última reunião do Conselho de Administração da Itaipu em 2018. Todo o projeto, que vai garantir sustentabilidade para que Itaipu continue gerando energia para as próximas décadas em pleno vigor, deverá ser concluído em 14 anos.

Balanço

Segundo o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, a visita à hidrelétrica canadense Robert-Bourassa “é oportuna, exatamente porque Itaipu prepara-se para passar por um processo semelhante, que poucas usinas do mundo vivenciaram num patamar tão grandioso”. Segundo ele, os dois dias de visita e reuniões técnicas da Itaipu e PTI com a diretoria da Hydro-Québec surtiram boas possibilidades de parcerias e que terão desdobramentos importantes para ações conjuntas de interesse às instituições envolvidas.

Para o diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbellini, que acompanha todo o processo de atualização tecnológica da binacional, “ver de perto o que acontece na Hydro-Québec facilita a nossa própria experiência”. E complementa: “aqui, no Canadá, vimos um complexo que gera, transmite e distribui energia. Ela comanda 60 usinas hidrelétricas e uma central nuclear, que juntas produzem 173 milhões MWh por ano. Só Itaipu já gerou sozinha 103,1 milhões de MWh.”

PTI

O PTI tem um papel importante na atualização tecnológica de Itaipu. Há dez anos, a instituição mantém um laboratório de automação e simulação de sistemas elétricos. O trabalho atende, principalmente, à Itaipu e demais empresas do setor elétrico-energético. Nesse contexto, o diretor-superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, fez uma apresentação do parque, que “não só desenvolve soluções de automação para Itaipu, como participa de mais ações e iniciativas para o desenvolvimento da região Oeste do Paraná”.

“Por meio da cooperação, buscamos a atualização permanente de procedimentos tecnológicos e científicos para reforçar a internacionalização do PTI e contribuir, de forma cada vez mais atualizada, com as boas práticas em apoio à Itaipu Binacional e ao desenvolvimento do território”, afirmou.

Fonte: Assessoria