
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Prefeitura de Foz do Iguaçu decidiu restringir o trânsito de veículos de carga na Avenida das Cataratas nos horários de pico.
A decisão foi tomada pelo prefeito em exercício, Nilton Bobato (PCdoB), após um acidente envolvendo uma carreta e dois carros no fim da tarde de segunda-feira (12). Na batida, os veículos foram incendiados e uma pessoa morreu.
Um decreto municipal que deve ser publicado entre esta terça (13) e quarta-feira (14) estabelece que caminhões e carretas não poderão trafegar pela avenida que passa por parte do Centro das 7h15 às 8h45, do meio-dia às 14h e das 17h30 às 19h30.
Os acidentes próximo ao local conhecido como baixada do Boicy são frequentes, e uma alternativa para o trânsito, uma reivindicação antiga de moradores e motoristas.
O prefeito explicou que as obras para a Perimetral Leste - via de 15 km projetada para desviar o tráfego de veículos pesados, ligando o acesso à Argentina à BR-277 - ainda não foram iniciadas por questões burocráticas.
De acordo com Bobato, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aguarda o recebimento de alguns documentos.
A Perimetral Leste foi orçada em mais de R$ 130 milhões e será paga com recursos federais. O edital de licitação foi lançado em julho e uma empresa foi escolhida para executar o projeto.
Com o contorno, cerca de 60 mil carretas e caminhões deixariam de circular pelo Centro da cidade por ano.
Em nota, o Dnit informou que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Válter Casimiro, está acompanhando o processo para a construção da ligação rodoviária da 2ª Ponte Brasil-Paraguai, que também fará a ligação da Ponte Tancredo Neves, entre o Brasil e a Argentina, com a BR-277.
O documento destacou ainda que as propostas foram entregues no dia 6 de novembro e estão sendo analisadas e que a ligação será construída pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com repasses da Itaipu Binacional.
Fonte: g1