Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colégio Bartolomeu Mitre, em Foz, será transformado em escola militar

  • 06/11/2018
  • Foto(s): Cultura Foz
Colégio Bartolomeu Mitre, em Foz, será transformado em escola militar

A governadora Cida Borghetti anunciou na segunda-feira (5) que o Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, de Foz do Iguaçu, será o quinto do Paraná a adotar a proposta pedagógica da Polícia Militar. Os estudantes já matriculados nas escolas que passarão a ter o sistema de ensino da PM podem optar por continuar ou não na unidade. “Era uma tratativa bastante antiga”, disse a governadora em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O documento que será assinado na próxima semana indicará os comandante da unidade e iniciando os procedimentos pedagógicos, de classificação de alunos e de adaptação dos estudantes que já frequentam as instituições. Cida disse que os colégios da Polícia Militar de Curitiba e Londrina são exemplos em qualidade de ensino e, por esse motivo, está havendo a interiorização desse modelo.

A comandante da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, afirmou que os alunos que já estudam nos colégios poderão continuar matriculados, sem necessidade de fazer o concurso. “Esse edital regulamenta o processo seletivo apenas para os novos alunos que devem ingressar nas unidades em 2019”, disse a comandante. O edital deverá ser publicado no site da PM, e cerca de 50% das vagas são para filhos de policiais militares.

Segundo Audilene, as escolas passarão por reformas estruturais, como pinturas e adequação. Além disso, o uniforme passa a ser obrigatório, e os alunos precisam obedecer regras e normas típicas de formação militar. “A gente procura incentivar a prática esportiva que é feita no contraturno, a questão do civismo, de respeito aos mais velhos, além da disciplina para que os alunos possam enfrentar os desafios do futuro”, afirmou.

Com a mudança, os diretores passam a ser indicados e não eleitos pela comunidade.

PARCERIA – A proposta pedagógica do Colégio da Polícia Militar é a mesma da rede estadual de ensino, elaborada pela Secretaria de Estado da Educação. Os professores, equipe pedagógica e agentes de apoio (Agentes Educacionais I e II), além da merenda e recursos do Fundo Rotativo serão cedidos pela Secretaria da Educação. Os diretores-gerais, diretores auxiliares e secretários serão cedidos pela Polícia Militar.

O Bartolomeu Mitre é reconhecido como patrimônio histórico de Foz do Iguaçu. A unidade foi criada em 1927, pelo então governador Caetano Munhoz da Rocha, ainda na gestão do prefeito Jorge Schimmelpfeng, com a denominação Grupo Escolar Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Após a mudança de governo, passou a se chamar Grupo Escolar Bartolomeu Mitre, em homenagem ao general argentino pelo seu desempenho na Tríplice Aliança, durante a Guerra do Paraguai.

Fonte: Cultura Foz