Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Gramadão da Vila A recebe o River Games Festival neste sábado (03)

  • 30/10/2018
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Gramadão da Vila A recebe o River Games Festival neste sábado (03)

O Gramadão da Vila A de Foz do Iguaçu (PR) recebe, neste sábado (3), a edição 2018 do River Games Festival, que reúne atividades esportivas, culturais e gastronômicas. O evento tem o apoio da Itaipu Binacional. A entrada é gratuita.

Com atrações para toda a família, o festival começa às 9h, com um aulão de yoga, e prossegue até as 23h. Serão 14 horas de programação com shows gratuitos – com ênfase para o gênero rap –, atividades culturais, circenses e esportivas. Entre os destaques estão MC Marechal, rapper e ativista veterano dos palcos; os jovens MC Sant, Cynthia Luz e Froid, revelações do hip hop brasileiro; e Cidade Verde Sounds, banda de reggae.

O festival também contará com uma corrida noturna, a River Games Sunset Run. A largada está prevista para 18h, no estacionamento do Centro de Convivência dos Advogados, próximo ao Gramadão (Rua Perdigão, 380, Vila A). A corrida terá dois percursos: um de 4km e outro de 8km. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.meucalendariodeprovas.com.br. O valor é de R$ 110.

As atrações contemplam ainda um festival de cerveja, uma feira alternativa (de economia colaborativa), além de food park, espaço infantil e coleta de lixo eletrônico para descarte correto, uma forma de aliar sustentabilidade, esporte e cultura.

“Itaipu deseja ser vista como um exemplo ao incentivo do esporte. Por isso, apoiamos iniciativas que valorizam atitudes e hábitos saudáveis, a inclusão social e a construção da identidade regional por meio de atividades esportivas”, afirmou o coordenador de Turismo da Itaipu, Emerson Orsini Ferrari.

Segundo o diretor de gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl, a parceria com a Itaipu é fundamental para a realização do evento, que poderá entrar no calendário oficial do município. “Nossa intenção é essa: trabalhar para que o River Games cresça a cada ano”, disse. “O evento trata não só de esporte e cultura, mas de um fomento à qualidade de vida da população”.

Festival traz referências do rap a Foz

Os artistas locais são Pokazidéia, Valhalla, Haisstan, Grave Crew, DJs Cae Traven a.k.a Uhuru Selector, DJ Smoke e Mano Zeu. Os shows e a “Batalha da Pista”, em que o improviso e o talento comandam o espetáculo, começam às 13h.

As atrações nacionais sobem ao palco mais ao final da tarde, a partir das 17h. O primeiro rapper a se apresentar é Sant, às 17h. Na sequência virão MC Marechal, às 18h20; Cynthia Luz, às 19h20; e Froid, às 20h40. O Cidade Verde Sounds encerra a festa, a partir das 22h. O show deve terminar às 23h.

“O Marechal é considerado um professor, um dos artistas fundamentais [do gênero no Brasil], o criador da Batalha do Conhecimento”, disse Marcelo Penayo, um dos coordenadores do evento, em referência ao projeto que promove uma batalha de rimas entre músicos. “Ele vem a Foz também para inspirar jovens MCs a entrar em contato com projetos sociais que ele conduz, especialmente aqueles voltados ao incentivo à leitura”.

A aposta em trazer os rappers está ligada ao perfil do público, segundo Penayo. A consulta dos organizadores baseou-se em uma pesquisa on-line. “A seleção foi baseada nas listas dos nomes imperdíveis para quem acompanha o rap brasileiro, que hoje é um dos gêneros musicais que representa o jovem urbano.”

“Será uma noite muito especial”, disse Cynthia Luz, que vem à cidade pela primeira vez para se apresentar ao público.

Evento colaborativo

O River Games é idealizado pela Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere) e realizado pela Gaia Sport Culture. O festival tem o apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Guarda Municipal e Polícia Militar. Também são parceiras da iniciativa as empresas Brasluper, Cellshop, Dedo de Gorila, Eden Beer, Edson Kurtz Espaço Terapêutico, Eletromil, Foz Soup Tour, Mahá Yôgi Studio, OAB, RPC, Sanepar, Skydive, Slowburn e Super Muffato.

Fonte: Assessoria