Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Edital prevê a redução do desperdício de alimentos no Sul do país

Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) repassará cerca de R$ 3 milhões para ações conjuntas que contribuam com a diminuição de perdas na cadeia produtiva

  • 25/10/2018
  • Foto(s): Senado/Ilustrativa
Edital prevê a redução do desperdício de alimentos no Sul do país

Está aberto até esta sexta-feira, dia 26 de outubro, o edital do Ministério do Desenvolvimento Social para apoiar a redução de perdas e desperdício de alimentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa soma-se ao acordo de cooperação técnica assinado entre o MDS e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE. Por meio de convênio, o Governo Federal vai repassar cerca de três milhões de reais para ações conjuntas nos três estados.

A secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, explica que o objetivo é incentivar os Estados a apoiarem municípios, cooperativas e agricultores que queiram implementar projetos para redução de perdas e desperdícios de alimentos. (Ouça o áudio Lilian Rahal 1)

Os convênios que serão firmados preveem também a capacitação de técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural para atuar em pontos críticos da cadeia de produção de alimentos, além da elaboração de materiais informativos sobre boas práticas de produção, manuseio, transporte, conservação e consumo. Também vão ser incentivadas parcerias entre varejistas, atacadistas, distribuidores e organizações sociais para a doação de alimentos.

A secretária destaca ainda que é importante o apoio dos estados para que os interessados possam, a partir do ano que vem, acessar os recursos disponibilizados pelo BRDE. Segundo Lilian Rahal, o banco vai facilitar o crédito para o desenvolvimento de tecnologias e melhorias de infraestrutura e logística na produção, no armazenamento, processamento, transporte, e na distribuição e comercialização de produtos. (Ouça o áudio Lilian Rahal 2)

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura apontam que, a cada ano, perdem-se aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo – o que corresponde a mais de 30% de toda a produção mundial de alimentos para consumo humano e 15% de todas as calorias produzidas. Entre as principais causas estão a precariedade na produção e infraestrutura de transporte e logística, problemas de armazenamento, falta de campanhas educativas e de boas práticas.

Fonte: Com informações MDS

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557