106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Mais de 3 milhões de brasileiros tiveram o título de eleitor cancelado por não realizar a biometria obrigatória.
Para saber se você é portador de um dos títulos cancelados, basta acessar a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), inserir seu nome completo e data de nascimento. Com os dados, o sistema vai informar se a situação eleitoral está "regular". O processo pode demorar alguns minutos para ser concluído.
Quem teve o título cancelado não poderá votar na eleição deste ano. Por isso já será submetido ao pagamento de uma multa entre R$ 3,51 a R$ 35,10 para cada turno que deixar de votar no pleito.
O cancelamento do título também impossibilita o eleitor de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficiais e obter empréstimos em bancos estatais.
Como o prazo para a regularização do título eleitoral terminou no dia 9 de maio, exatamente 100 dias antes do primeiro turno. Agora, só será possível reverter o cancelamento após as eleições.
O primeiro turno das eleições deste ano acontece no dia 7 de outubro. Caso haja segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 28 de outubro para votar novamente presidente e/ou governador.
Fonte: Kelly Cristina com Alexandre Garcia