Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

5 formas de fazer um antitranspirante caseiro e natural

5 formas de fazer um antitranspirante caseiro e natural

Graças às propriedades de alguns ingredientes naturais podemos preparar antitranspirantes que nos ajudem a evitar a sudoração excessiva e o mau cheiro nas axilas. Ainda que antigamente se usassem ingredientes como o leite de magnésio como antitranspirante, hoje em dia há métodos muito mais efetivos. Devemos ter em conta que o cuidado da pele é o fator principal nestes casos, pelo menos, para prevenir o mau cheiro que a sudoração pode causar. Há diferentes formas de prevenir este problema de forma natural. A ideia é recorrer a aquelas que respeitem o pH da pele e nos ajudem a evitar esses incômodos.

Confira Os melhores desodorantes caseiros

Óleo essencial de árvore do chá

O óleo essencial de árvore do chá é uma alternativa com múltiplos usos dérmicos, pois é muito suave com a pele. Tem um aroma fresco e pouco invasivo. Neste caso aproveitaremos suas propriedades para combater a sudoração excessiva.

Antitranspirante caseiro

Ingredientes

4 colheres de sopa de óleo essencial de árvore do chá (60 ml)
2 colheres de sopa de água morna (30 ml)

O que fazer?

Combine ambos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
Antes de aplicar o desodorante natural lembre-se de limpar bem a área onde vai usar. Aplique a mistura nas axilas de forma generosa.

Infusão de pétalas de rosa

Pode-se dizer que a maioria tem um grande fascínio pelo aroma das rosas e o que melhor do que tratar com a água das mesmas? Ajudará a evitar a vermelhidão da pele e o aroma será a razão principal que nos cativará para usá-la como antitranspirante.

Ingredientes

1 colher de sopa de pétalas de rosa (15 g)
1 xícara de água (250 ml)
15 ou 20 gotas de óleo essencial de árvore do chá

O que fazer?

Prepare uma infusão com uma xícara de água fervendo e as pétalas de rosas para extrair suas propriedades.
Adicione de 15 a 20 gotas de óleo essencial de árvore do chá e, depois de misturar bem, com a ajuda de um borrifador, borrife a mistura nas axilas.

Lavanda

A lavanda é uma planta medicinal cujas propriedades e delicioso aroma também podem nos ajudar a combater a sudoração excessiva e o mau cheiro. Para obter melhores resultados a combinaremos com outros ingredientes igualmente efetivos.

Ingredientes

1 xícara de óleo de coco (200 g)
2 colheres de sopa de geleia real (30 g)
5 colheres de bicarbonato de sódio (45 g)
3 colheres de sopa de farinha de milho (30 g)
10 gotas de óleo essencial de lavanda

O que fazer?

Em uma tigela, adicione todos os ingredientes e combine até ter uma mistura homogênea. Use-o como antitranspirante. Graças às suas propriedades, a farinha de milho junto com o bicarbonato evitará a umidade. Ao ser absorvente, nos ajudarão a evitar os incômodos que o suor causa, como manchas na roupa e odores desagradáveis.

A babosa

Não podíamos deixar esta planta maravilhosa de fora quando o assunto for eliminação de infecções e manchas na pele. A babosa não só nos ajudará a eliminar o mau cheiro, mas também é útil na hora de evitar as manchas incômodas que as irritações deixam nas axilas.

Ingredientes

1 penca de babosa

O que fazer?

Extraia o gel de uma folha de babosa e aplique de forma tópica nas axilas. Limão para fazer antitranspirante caseiro

Coco e lima

Esta mistura de sabores é deliciosa e como aromatizante também é excelente. O cítrico da lima e as propriedades do óleo essencial de coco ajudarão para neutralizar cheiros incômodos. A lima também é uma das alternativas caseiras receitadas pela avó como antitranspirante, e hoje vamos revelar esta receita maravilhosa para solucionar o incômodo.

Ingredientes

6 colheres de sopa de geleia real (90 g)
20 gotas de essência de uma lima
½ colher de sopa de manteiga de karité (10 g)
20 gotas de essência de coco
2 colheres de sopa de óleo de coco (30 g)
2 colheres de sopa de farinha de milho (20 g)

O que fazer?

Adicione todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma pasta.
Use-a como antitranspirante. Esta mistura pode durar até seis meses se conservarmos na geladeira. No dia a dia encontramos ingredientes com grades propriedades que podemos aproveitar para cuidar da nossa saúde. Tanto pela simplicidade se seu preparo quanto por seus múltiplos benefícios. Recomendamos que os experimente!

Fonte: Melhor com saúde