106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A safra de grãos no Paraná deve ter uma variação positiva de 4%, se comparada à safra passada, segundo levantamento feito pelo Deral, o Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
A produção está estimada em 23 milhões e 300 mil toneladas, enquanto que na safra passada a produção foi de 22 milhões e 500 mil toneladas, prejudicada pelo clima. Entre as principais culturas, como feijão, milho e soja, foram registrados alguns índices positivos de preço, área, produção e rendimento.
A soja paranaense, por exemplo, está com o plantio adiantado, com cerca de 18% da área semeada. No mesmo período do ano passado, a seca prejudicou esse índice, que atingiu somente 2%.
De acordo com o chefe do Deral, Marcelo Garrido, os produtores estão plantando mais cedo com a intenção de adiantar também o plantio do milho na segunda safra, e escapar das geadas nos meses seguintes. (Ouça o áudio abaixo)
A estimativa de produção da soja é de 19 milhões e 600 mil toneladas, um aumento de 2% com relação ao mesmo período do ano passado.
Em relação ao milho, a colheita da segunda safra foi concluída neste mês, com quebra confirmada de 25%, afetada principalmente pelo período mais seco nos meses mais frios. A próxima safra tem quase 60% da área plantada e a produção esperada é de 3 milhões e 200 mil toneladas.
Para o trigo, a estimativa é de que sejam produzidas 2 milhões e 900 mil toneladas. Por causa da seca, o grão teve 15% de redução na produção em relação à expectativa inicial.
Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria