Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e PTI levam diversas atrações à 14ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

  • 18/09/2018
  • Foto(s): Itaipu
Itaipu e PTI levam diversas atrações à 14ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estão contribuindo para tornar a tradicional Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, que está em sua 14ª edição, ainda mais atrativa este ano. A programação está repleta de boas atrações, incluindo o show do cantor Arnaldo Antunes e oficinas de astronomia e iniciação científica para as crianças da rede municipal de ensino. Outro destaque é o estande da usina. Aberta dia 16, a feira prossegue até domingo, 23, no Complexo Bordin, com muita pegada cultural.

A parceria entre a Itaipu, o PTI e a Fundação Cultural, responsável pela organização do evento, garantiu 17 atrações - entre shows, participação de escritores e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Só as oficinas devem atender cerca de 1.800 alunos do ensino fundamental. Este ano, a Feira do Livro está ainda maior: o espaço, onde se reúnem expositores, salas de cinema, arenas literárias e outras atividades, tem uma estrutura de quase quatro mil metros quadrados.

Para o diretor superintendente do Parque, Jorge Augusto Callado, o apoio ao evento está alinhado à missão do PTI de promover o desenvolvimento sustentável da região. “A promoção e a difusão da cultura são fundamentais para o desenvolvimento do território”.

Show de abertura

A Itaipu e o PTI marcaram a abertura da feira com o show “Atendendo a pedidos”, da cantora Zezé Motta. A apresentação foi uma homenagem aos compositores preferidos dela, como Caetano Veloso, Luiz Melodia e Elizeth Cardoso. Já no próximo sábado, às 21h, a parceria leva à Feira o cantor Arnaldo Antunes.

Oficinas

As oficinas para alunos da rede municipal promovidas pela Itaipu e o PTI foram pensadas para aproximar crianças e adolescentes da ciência e da literatura. As atividades foram organizadas pelas equipes do Polo Astronômico e do Estação Ciências – projetos do Parque.

O Polo Astronômico leva o conhecimento em astronomia e sobre o universo para os alunos por meio de contação de histórias, desenho e pintura. Já o Estação Ciências trabalha com as crianças a matemática, de forma mais lúdica, utilizando o tangram (quebra-cabeças formado por peças geométricas).

As oficinas estarão à disposição do público até a próxima sexta-feira (21), nos períodos da manhã e da tarde.

Lançamento

O gerente do Laboratório de Educação Positiva do PTI, Kristian Sgorla – mestre em Ensino, professor e jornalista – e Terezinha Corrêa Lindino, doutora em Educação e pedagoga, lançam nesta quarta-feira (19), às 18h, no espaço Literário 1 da Feira, o livro “O Ensino Público de Língua Inglesa e suas Práticas Pedagógicas na Era Digital”.

A obra recebeu o apoio do PTI e foi publicada pela Editora Parque Itaipu. Em um cenário brasileiro em que quase 95% dos maiores de 16 anos não possuem conhecimento algum sobre o inglês, os autores buscam descobrir se os professores de língua inglesa das escolas públicas têm aliado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas pedagógicas.

Para isso, Sgorla e Lindino situam o contexto em que educação e tecnologia se unem, para então discutir como essa tecnologia é incorporada ao ambiente escolar. Isso é feito por meio da análise de dados coletados com professores de inglês que atuam entre os 6º e 9º anos de 28 colégios de ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Foz do Iguaçu.

Fonte: Assessoria Itaipu