Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Para o diretor da Termatalia, edição brasileira foi a melhor da história do evento

  • 16/09/2018
  • Foto(s): Nilton Rolin/Itaipu Binacional
Para o diretor da Termatalia, edição brasileira foi a melhor da história do evento

A primeira edição brasileira da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar (Termatalia) – que começou na quarta-feira (12) e terminou no sábado (15), em Foz do Iguaçu – é considerada a melhor da história do evento. “Não apenas eu digo isso, mas também os expositores, visitantes, imprensa especializada e operadores de turismo. Foz do Iguaçu foi uma grande anfitriã”, afirmou o diretor da Termatalia, o espanhol Alejandro Carballo Rubin.

Promovida pela Fundação Feiras e Exposições de Ourense, da Espanha, com o apoio da Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz, Fundo Iguaçu, Governo do Estado do Paraná e Ministério do Turismo, a 18ª Termatalia reuniu aproximadamente 3 mil pessoas, de 36 países, no Recanto Park Hotel. 

Considerado o maior evento do turismo termal do mundo, a Termatalia 2018 trouxe estandes para apresentar mais de 200 destinos termais do Brasil e do exterior, promoveu debates, concursos, jornadas científicas e conferências com base em dois eixos: negócios e conhecimento. A programação incluiu também painéis sobre hidrologia médica, wellness spa, cidades sustentáveis e alimentação saudável.

“Foi uma experiência inesquecível”, ressaltou Rubin. “Agradecemos a todos, principalmente à Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Governo do Paraná, que nos apoiaram para que pessoas de 36 países, inclusive da Ásia, da África, Europa e de toda a América Latina, se sentissem bem e pudessem fazer o seu trabalho aqui.”

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, o patrocínio da empresa ao evento reforça a sua posição de agente incentivador do turismo, a principal vocação econômica da região. “Sendo a própria Itaipu um grande atrativo turístico, é natural também que queira ver o turismo cada vez mais difundido e forte na região, pois todos ganham com isso. 

Apoiar um evento como esse, com a participação de 36 países, de um setor que tem tudo para crescer, como o turismo termal, é para nós uma honra e engrandece a nossa ação nesse sentido.”

Jovens e modelo europeu:o caminho para crescer

A primeira edição da Termatalia em um país de língua portuguesa (até então, apenas Espanha, México, Argentina e Peru haviam recebido o evento) teve “A energia das águas” como tema. Foi uma oportunidade para avaliar formas de estimular o turismo termal no Brasil. 

Presente na solenidade de abertura, na quinta-feira (13), o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz disse que é preciso relacionar a indústria do turismo termal, que é milenar e gera empregos no mundo inteiro, aos valores das novas gerações. Ele citou como exemplo o conceito wellness – atividade física associada à qualidade de vida e ao bem-estar. “São valores de vivência, de experiência, mais que de posse.” 

O ministro avaliou que o fato de Foz receber a feira é importante porque traz a experiência do mercado Europeu, muito mais desenvolvido no segmento. “O Brasil tem muito potencial. Podemos desenvolver essa indústria e vamos precisar desses parceiros que têm conhecimento”, disse.

Último dia 

As atividades no Recanto Park Hotel foram encerradas na noite dessa sexta-feira (14), com a entrega de premiações e homenagens. O último dia da Termatalia, neste sábado, é dedicado a visitas de exploração de rotas turísticas termais na região de Itaipulândia. A programação será encerrada à noite, no Hotel Mabu, com o Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago em Foz do Iguaçu. 

Fonte: Assessoria Itaipu