Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Preso por suspeita de corrupção, Beto Richa fica calado em depoimento ao Gaeco

O ex-governador e a ex-primeira-dama estão detidos no Regimento da Polícia Montada, em Curitiba

  • 14/09/2018
  • Foto(s): gazetadopovo/Alep
Preso por suspeita de corrupção, Beto Richa fica calado em depoimento ao Gaeco

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) não respondeu as perguntas do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organização (Gaeco) nesta sexta-feira (14), em Curitiba.

A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por volta das 12h40. Beto entrou na sala para ser interrogado cerca de 20 minutos antes.

Richa está preso desde terça-feira (11). Ele, a esposa, Fernanda Richa, e mais 13 investigados foram detidos suspeitos de envolvimento em um esquema de superfaturamento de contratos para manutenção de estradas rurais para o pagamento de propina para agentes públicos.

Esses contratos faziam parte do programa Patrulha do Campo. Todos os presos são alvos da Operação Rádio Patrulha, do Gaeco.

Fernanda Richa foi chamada para depor logo após o marido sair da sala, ainda de acordo com o Gaeco. Ele foi ouvida por mais de uma hora e negou participação nos crimes.

O ex-governador e a ex-primeira-dama estão detidos no Regimento da Polícia Montada, da Polícia Militar (PM), na capital paranaense.

O prazo da prisão temporária deles vence neste sábado (15). Após esse prazo, a prisão poderá ser prorrogada por mais cinco dias ou convertida para preventiva, que é quando não há prazo determinado para sair.

Caso não haja nenhum desses pedidos por parte do Ministério Público do Paraná (MP-PR), os dois devem ser liberados.

O outro lado

 

Beto Richa nega as acusações. Ele afirmou, por meio da assessoria do PSDB, que está sofrendo muito e que enfrenta com serenidade e confiança qualquer acusação. Veja a nota na íntegra:

"Enfrento com serenidade e confiança qualquer acusação, mas devo dizer que eu e minha família estamos sofrendo muito com o julgamento antecipado que nos está sendo imposto. Sou um homem público há mais de duas décadas, com a mesma honradez. Tenho a consciência em paz e sei que, no devido tempo, a verdade sempre se impõe. Garanto a você, que me conhece e para quem exerço com responsabilidade a vocação que Deus me deu: nada devo e sigo confiando na justiça."

Em nota divulgada nesta sexta, a família Richa criticou o que chamou de vazamento de informações de processos sigilosos. Segundo a nota, é preciso apurar e punir com rigor os responsáveis por estes vazamentos que "só servem para colocar pedras no caminho, criar obstáculos à solução pacífica de conflitos, incitar a discórdia a violar princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do devido processo legal, da ampla defesa, da presunção de inocência e do direito de preservação da honra e imagem da história de vida de cada um, de sua família e do próprio estado".

O advogado de Fernanda Richa disse que ela é inocente e que confia na Justiça. A defesa disse ainda que Fernanda sempre esteve à disposição para contribuir com eficiência nas investigações a que foi chamada a responder e que a prisão é excessiva, inadequada e desnecessária.

A defesa de Joel Malucelli havia informado, anteriormente, que o empresário estava de férias fora do país e que antecipou o retorno ao Brasil, antes previsto para o dia 24 de setembro. De acordo com a nota da defesa, em 2012, o empresário se desligou das atividades e rotinas da empresa fundada por ele.

"Joel Malucelli está confiante de que irá provar que as acusações são improcedentes. O empresário nega ter cometido qualquer irregularidade e sempre esteve à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos", dizia um trecho da nota.

Fonte: g1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557