Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Beto Richa, a mulher, Fernanda, e o irmão Pepe, são presos pelo Gaeco

O empresário Joel Malucelli, dono da da Band, da BandNews, da CBN e do Metro Jornal , é outro alvo de prisão do Gaeco

  • 11/09/2018
  • Foto(s): g1
Beto Richa, a mulher, Fernanda, e o irmão Pepe, são presos pelo Gaeco

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e a mulher Fernanda Richa foram presos na manhã desta terça-feira,11, no apartamento onde residem no bairro Ecoville, em Curitiba. Deonilson Roldo, que é ex-chefe de gabinete do ex-governador, também foi preso, no bairro Tingui, onde mora. As três prisões são temporárias, com validade de cinco dias. Beto Richa é candidato ao Senado e, na última pesquisa, aparecia em segundo lugar na corrida eleitoral com 28% das intenções de voto. 

Os mandados de prisão contra os três foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e são oriundos de um investigação sobre o programa Patrulha Rural, batizada de Operação Rádio Patrulha. 

O empresário Joel Malucelli, dono da J. Malucelli, é outro alvo de prisão do Gaeco. Ele também é dono da Band, da BandNews, da CBN e do Metro Jornal, em Curitiba. Porém, as informações disponíveis até o momento são de que ele não teria sido encontrado em casa. As empresas Cotrans, Ouro Verde e J. Malucelli são investigadas por fraude no programa Patrulha do Campo.

Até as 9 horas desta terça-feira, tinham sido presos pelo Gaeco Fernanda Richa, esposa de Beto Richa e ex-secretária da Família e Desenvolvimento Social, Deonilson Roldo, ex-chefe de gabinete do ex-governador, Pepe Richa, irmão de Beto Richa e ex-secretário de Infraestrutura, Ezequias Moreira, ex-secretário de cerimonial de Beto Richa, Luiz Abib Antoun,  parente do ex-governador, Edson Casagrande, ex-secretário de Assuntos Estratégicos e Celso Frare, empresário da Ouro Verde

O ex-chefe de gabinete de Richa, Deonilson Rodo também é alvo de prisão da Polícia Federal (PF) na 53ª fase da Operação Lava Jato,  chamada de Operação Piloto, deflagrada também  nesta manhã. A casa onde Beto Richa e Fernanda Richa moram é alvo de busca e apreensão pela Lava Jato.

De acordo com os advogados de defesa do ex-governador Beto Richa, até o momento não sabe qual a razão das ordens judiciais proferidas contra Richa. A defesa ainda não teve acesso à investigação do Gaeco. 

Operação piloto

Em mais uma ação ostensiva decorrente da chamada Operação Lava Jato, a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 11, a Operação Piloto, nos estados da Bahia, São Paulo e Paraná. Aproximadamente 180 Policiais Federais cumprem 36 ordens judicias nas cidades de Salvador/BA, São Paulo/SP, Lupianópolis/PR, Colombo/PR e Curitiba/PR. 

O objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada. 

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. O nome dado à operação policial remete a codinome atribuído pelo Grupo Odebrecht em seus controles de repasses de pagamentos indevidos a investigado nesta operação policial. 

Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça. 

Governo do Paraná

Em nota, encaminhada à imprensa, a governadora Cida Borghetti "ressalta que não aceita nenhum tipo de desvio de conduta dos seus funcionários e que criou a Divisão de Combate à Corrupção para reforçar o combate à esse tipo de crime. Hoje a divisão esta fazendo buscas e apreensão em uma operação que combate fraudes a licitação. O Governo do Estado vai aguardar a divulgação de mais informações a respeito dessa fase da Operação Lava Jato  para tomar outras providências."

 

Discriminação dos mandados judiciais da Operação Piloto da Lava Jato


SALVADOR/BA

01 mandado de busca e apreensão

SÃO PAULO/SP

01 mandado de busca e apreensão

PARANÁ/PR

LUPIANÓPOLIS/PR

02 mandados de busca e apreensão

COLOMBO/PR

01 mandado de busca e apreensão

CURITIBA/PR

28 mandados de busca e apreensão

02 mandados de prisão preventiva 

01 mandado de prisão temporária

Fonte: bemparana com Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557