Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Marinha lança alerta de perigo para navegação no Rio Paraná

A pesca e até a fiscalização da Policia Federal na fronteira com o Paraguai estão sendo prejudicadas pela estiagem

  • 02/09/2018
  • Foto(s): Portal Rondon
  • Região
Marinha lança alerta de perigo para navegação no Rio Paraná

O Rio Paraná sente os efeitos da estiagem, principalmente na região sudeste do País. A falta de chuvas na cabeceira do rio, nos estado de Minas Gerais e São Paulo, deixou a situação crítica principalmente na área de navegação próxima á Guaíra.


A pesca e até a fiscalização da Policia Federal na fronteira com o Paraguai estão sendo prejudicadas.


Para quem quer pescar ou passear de barco sem ficar encalhado, o jeito é contar com a ajuda de pescadores experientes, que sabem evitar os bancos de areia, as rochas e os troncos de árvores. A diminuição do nível do rio, fez reaparecer várias pontas de pedras no canal de navegação, principalmente na área próxima a ponte Airton Senna, onde antes existia as Sete Quedas.


O Capitão de Corveta, Jeronymo Moreira Gomes, delegado Fluvial da Marinha em Guaíra faz o alerta aos navegantes.(áudio abaixo)

De acordo com o clima tempo, uma das principais características do inverno na Região Sudeste é o tempo seco, os meses de agosto e setembro, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, tendem a ter chuva abaixo da média, o que reduz o nível da água no Rio Paraná.

Segundo o instituto, a chuva da primavera nessa região pode sofrer um ligeiro atraso, prejudicando pelo menos por enquanto, a navegação segura em alguns trechos.

Fonte: Enio Manoel