Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Terceiro eletroposto é inaugurado em Foz do Iguaçu

Qualquer condutor de veículo elétrico poderá carregar a bateria de seu carro no local, gratuitamente

  • 30/08/2018
  • Foto(s): Assessoria
Terceiro eletroposto é inaugurado em Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional e a Copel (Companhia Paranaense de Energia) inauguram nesta quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, uma estação de recarga rápidade veículo elétrico que fará parte da primeira eletrovia do Estado, ligando a região Oeste a Paranaguá.

O eletroposto, como também é chamado, será instalado em frente ao CRV (Centro de Recepção de Visitantes) de Itaipu, ao lado da barreira de controle da usina. Qualquer condutor de veículo elétrico poderá carregar a bateria de seu carro no local, gratuitamente.

A solenidade terá a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, e do diretor da Copel Distribuição, Antonio Sergio Guetter. Também estarão presentes o superintendente de Smart Grid e Sistemas Especiais da Copel, Júlio Omori, e o assessor da Direção Geral Brasileira de Itaipu, Paulo Maranhão.

O projeto da eletrovia foi lançado no final de março deste ano e pretende cortar 700 quilômetros da BR-277, conectando Paranaguá a Foz do Iguaçu. No trecho, serão instalados de oito a dez eletropostos, cinco deles custeados pela Itaipu e o restante pela Copel, com recursos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A iniciativa vai permitir ao motorista deixar o litoral do Estado e chegar a Foz do Iguaçu, abastecendo as baterias nos postos de recarga rápida instalados no caminho. A distância entre um e outro será de aproximadamente 100 quilômetros, suficientes para permitir a viagem.

Por enquanto, já foram instaladas duas estações de recarga, uma em Paranaguá e outra em Curitiba. Também estão previstas outras em Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. A expectativa é que até o final do ano todos os dez eletropostos estejam em operação.

De acordo com o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, as estações da eletrovia paranaense terão três tipos de conectores e poderão atender 99% dos veículos elétricos ou híbridos vendidos hoje no mundo. Com apenas 20 minutos na tomada, aproximadamente, será possível alcançar 80% da carga.

Fonte: Assessoria