106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a presença cada vez mais forte das redes sociais e meios de compartilhamento e disseminação de conteúdos, as chamadas Fake News têm preocupado e muito. São notícias falsas sobre todos os tipos de assuntos.
E na saúde não é diferente. Falsos conteúdos, sem nenhum respaldo científico, espalham tratamentos milagrosos para doenças graves como câncer, afirmam que vacinas podem ser prejudiciais à saúde e distribuem outras informações que não são verdadeiras. Como resultado as Fake News geram insegurança e tem impacto direto na saúde, como relata a Secretária de Atenção à Saúde, Maria Inez Gadelha. (Ouça o áudio abaixo)
Por conta dessas notícias falsas, o Ministério da Saúde lançou o projeto “Saúde Sem Fake News”, que é um canal via WhatsApp que permite que toda a população tire suas dúvidas diretamente com profissionais ligados a pasta sobre a veracidade de alguma notícia recebida.
Para ter o esclarecimento, basta enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação é verdadeira ou falsa para o número (61) 9.9289-4640. A área técnica do Ministério da Saúde vai analisar o conteúdo e enviar um selo oficial explicando se a informação procede ou não.
Mas vale alertar, esse canal via WhatsApp é exclusivo para analise de possíveis Fake News e não pode ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão, que é feito pelo número 136.
Fonte: Gerson Kaiser