Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Registrado o primeiro caso de raiva bovina em Medianeira

No começo do mês de agosto já havia sido confirmada a morte de 14 animais em decorrência da doença em Serranópolis

  • 29/08/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Registrado o primeiro caso de raiva bovina em Medianeira

O Médico Veterinário, Fiscal de Defesa Agropecuária da ADAPAR, Tales Amaral Perufo, responsável por Medianeira e Serranópolis do Iguaçu, concedeu entrevista ao Guia Medianeira na manhã desta quarta-feira (29), para falar sobre o primeiro caso de raiva bovina registrada no município de Medianeira.

No começo do mês de agosto já havia sido confirmada a morte de 14 animais em decorrência da raiva, em seis propriedades de Serranópolis do Iguaçu. Segundo Tales, o primeiro caso registrado em Medianeira, e confirmado nesta semana, ocorreu na comunidade da Linha São Bernardo.

De acordo com o veterinário, fazia nove anos que nenhum caso era registrado na região de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu.

"A raiva bovina é única e exclusivamente transmitida pelo morcego hematófago, que normalmente vive em regiões de mata, por ser um animal bastante arisco. É importante lembrar que os morcegos comedores de frutas e insetos, que comumente são vistos em áreas povoadas, não são os que transmitem a doença. O próximo passo agora é fazer a vacinação de todo o rebanho na localidade onde o ocorreu o primeiro caso no município. Vacinação esta que deverá abranger um raio de aproximadamente 12 km a partir do foco principal", salientou Tales.

A campanha de vacinação terá uma primeira etapa, na qual serão vacinados todos os animais com mais de três meses de idade, com reforço depois de 30 dias.

Ainda conforme o responsável da ADAPAR, a vacinação é obrigatória nas regiões de entorno da propriedade onde surgiu o caso, e todos os produtores rurais serão visitados. Além disso, a ADAPAR orienta aos demais produtores que também façam a vacinação de seu rebanho, tanto bovino, como de animais domésticos, afim de se precaver.

A raiva é uma doença que não tem cura, e é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os humanos através da saliva.

Uma característica bastante marcante da raiva bovina é o andar cambaleante com paralisia dos membros posteriores e evolução para a dos membros anteriores. Outro sintoma bastante comum é o estufamento dos animais, fator que pode ser de risco ao homem, uma vez que normalmente os produtores rurais fazem uso de medicação caseira, as famosas 'garrafadas', e acabam tendo contato com a saliva do animal, podendo contrair a doença.

Uma vez no chão, o animal não levanta mais e estará fadado à morte, que é dolorosa e triste, e leva de 4 a 8 dias. Por ser uma zoonose, a notificação da doença aos órgãos competentes é obrigatória! Nada pode ser feito para curar o animal já infectado, porém há medidas de controle eficientes: uma delas é controlar a população de morcegos transmissores.

O médico veterinário ainda salientou que é importante saber identificar os sintomas da raiva, tanto nos bovinos, como nos animais doméstico. Apesar do vírus da raiva que afeta o gado, gatos e cachorros ser o mesmo, os sintomas são diferentes. Nos bovinos os sintomas são de paralisia, e nos cães e gatos os sintomas são de comportamento raivoso e agressivo.

Fonte: guiamedianeira