Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Candidata a vice-presidente é recepcionada em Foz e assina carta-compromisso

  • 19/08/2018
  • Foto(s): Assessoria
Candidata a vice-presidente é recepcionada em Foz e assina carta-compromisso

A candidata a vice-presidente da República Ana Amélia Lemos (Progressistas) se comprometeu com os projetos e investimentos prioritários para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. A senadora assinou nessa sexta-feira, 17, a carta-compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz).

A governadora Cida Borghetti (Progressistas) e o ex-governador Beto Richa (PSDB) participaram da plenária. Além de representantes de entidades que integram o conselho, o evento também reuniu parlamentares, gestores públicos municipais e estaduais, dirigentes de organizações da sociedade civil, empresários e candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano.

O presidente do Codefoz, Mario Camargo, apresentou as reivindicações de Foz do Iguaçu, destacando a necessidade de melhorias na infraestrutura e logística. “A cidade sofre com a carência de investimentos, o que gerou sérios gargalos. O que pedimos são bandeiras e pautas para desenvolver o comércio e o turismo, gerar emprego e renda para todos”, apontou.

Camargo ressaltou a articulação da sociedade para discutir e elaborar a regulamentação das lojas francas e o potencial econômico do novo modelo de negócios. “Somos percursores no país, fizemos a lição de casa e hoje temos a regulamentação municipal concluída. Foz do Iguaçu está pronta para receber os novos investimentos”, frisou.

Diálogo pelo país

A candidata Ana Amélia Lemos assinou a carta-compromisso do Codefoz e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo conselho por seu propósito de realizar iniciativas em conjunto entre a iniciativa privada e o setor público. Em sua explanação, ela valorizou o potencial econômico de Foz do Iguaçu, especialmente a estrutura turística e a força do comércio local.

“As coisas que podem dar certo são as que o poder público e o setor privado compartilham, somam esforços e decidem realizar juntos”, disse a senadora do Rio Grande do Sul. Ela concorre ao cargo de vice-presidente na chapa que tem Geraldo Alckmin (PSDB) candidato à Presidência da República.

No Congresso Nacional, Ana Amélia foi relatora do projeto que criou as lojas francas. À plenária do Codefoz, a candidata defendeu os centros comerciais. “Foz do Iguaçu tinha dúvidas sobre a venda de produtos nacionais nas lojas francas, mas o debate avançou. Com limite para compras em 300 dólares e tributação diferenciada para mercadorias nacionais e importadas, não haverá concorrência desleal”, afirmou.

A candidata ressaltou a importância da democracia e de instituições como o parlamento. Disse que os problemas do Brasil exigem mediação. “Nada será resolvido com batida na mesa. A solução para o país está no entendimento, na ponderação e no equilíbrio, com comportamento e uma régua moral que se aplique a todos”, refletiu.

Segunda ponte

A governadora Cida Borghetti explicou que compareceu à plenária do Codefoz para receber a senadora Ana Amélia em nome do Governo do Paraná. Afirmou que se reuniu com a nova diretoria paraguaia da Itaipu Binacional nessa sexta-feira, juntamente com o prefeito Chico Brasileiro, para tratar de projetos para a região.

Cida informou que foi reafirmado o interesse das autoridades dos dois países na construção da segunda ponte do Brasil com o Paraguai. “Firmamos a intenção de construir a segunda ponte, obra necessária para a região e que já possui licitação e as licenças ambientais”, apontou. “Ficou sinalizado o interesse em dar continuidade às tratativas e, principalmente, celeridade”, frisou.

A governadora também apresentou um balanço dos recursos liberados a projetos desenvolvidos pelas prefeituras da Região Oeste do Paraná e investimentos na área de segurança pública. “Podem contar com o Governo do Paraná em todas as tratativas”, comprometeu-se. Cida Borghetti assinará a carta-compromisso do Codefoz no dia 30 de agosto.

Presenças

Diversas autoridades e lideranças públicas compareceram à plenária. O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e vice-presidente do Codefoz, Gilmar Piolla, representou o prefeito Chico Brasileiro. A reunião teve a presença do assessor da Itaipu Binacional, Tércio Albuquerque; e do presidente da ACIFI, Faisal Ismail.

Também participaram da sessão do Conselho de Desenvolvimento o presidente do Comtur, Carlos Silva; o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin; o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo; a ex-prefeita de Foz do Iguaçu Ivone Barofaldi; a presidente do Codeleste, Linda Taiyen, entre outras lideranças.

Fonte: Assessoria