Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sérgio Moro estará em Foz em evento com juristas de 30 países

  • 13/08/2018
  • Foto(s): Cultura Foz
Sérgio Moro estará em Foz em evento com juristas de 30 países

Atraídos pela vontade de conhecer práticas de sucesso para melhorar a Justiça, em sua Terra natal, eles vêm de 30 nações dos cinco continentes, e se encontrarão no Hotel Bourbon Cataratas Spa e Resort, em Foz do Iguaçu, onde participarão da 9ª Conferência da International Association for Court Administration (IACA), intitulada de “O Estado de Direito em um Mundo Multicultural, que acontecerá de 16 a 19 de setembro. Até o momento, mais de 200 magistrados, advogados, acadêmicos, e demais profissionais da área jurídica, interessados em investir na excelência das cortes de Justiça, e na otimização do serviço público em prol da sociedade, já se inscreveram para assistir às conferências de experientes operadores do Direito de diversos países.

A abertura da conferência será feita pelo Presidente da Suprema Corte Administrativa da Suécia, ministro Mats Melin, que falará sobre “Independência, transparência, e confiança pública no Judiciário da Suécia”, país referência em administração pública. Já o juiz federal Sérgio Moro falará sobre “Combate permanente à corrupção no mundo”.

Todas as conferências terão tradução simultânea em português, inglês, e espanhol. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas pelos profissionais e acadêmicos de Direito pelo site www.iaca.ws/upcoming-conferences.html. As informações sobre as reservas do hotel podem ser obtidas no mesmo site.

Na ocasião, serão analisados os mais complexos temas ligados à gestão judiciária, no mundo, visando ao seu aperfeiçoamento nos quatro cantos da Terra. E entre os principais conferencistas, com participações confirmadas, além do ministro Mats Melin e do ícone da Operação Lava Jato, juiz Sérgio Moro, há grande expectativa em relação à palestra de Colin Rule, Vice-Presidente da “Online Dispute Resolution”, que falará sobre o uso da tecnologia nos Tribunais, inclusive julgamentos pelo sistema virtual. Um dos painéis será no sistema “Pitsch”, utilizado pelas empresas, onde em dois minutos deve ser passada uma proposta boa a quem detém o poder de decidi-la.

É a primeira vez que a direção da IACA, presidida pelo desembargador federal aposentado, e ex-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Vladimir Passos de Freitas, realiza conferência de tamanha envergadura no Brasil. O jurista Passos de Freitas é paulista radicado no Sul do País, e professor do doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Esta será a 9ª conferência da IACA, fundada em 2004, e integrada por profissionais e estudiosos do Direito de 24 países. Nesse encontro mundial, os participantes abordarão os seguintes assuntos nas sessões plenárias e nos painéis de discussão: Tolerância zero para a corrupção, Construindo estruturas institucionais fortes e competentes, Desempenho e transparência no Poder Judiciário; Poder Judiciário e combate ao crime transnacional, Ética e códigos de conduta, Efetividade da Justiça em lugares remotos ou afetados por desastres ambientais, Acesso à Justiça, Abordagens tecnológicas inovadoras, Educação Judicial, O design nas instalações dos tribunais, e Orçamento e gestão financeira nos tribunais.

Fonte: Cultura Foz