106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Receita Federal voltou a receber cerca de 10 ligações por dia de pessoas que caíram no chamado Golpe do Amor. A fraude, que não é novidade, voltou com tudo e tem trazido prejuízos para muita gente.
Funciona da seguinte forma: os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais, geralmente passando-se por estrangeiros em boas condições financeiras, com bons empregos e depois de se envolverem emocionalmente com a vítima, eles se dizem apaixonados, que querem casar e manifestam intenção de enviar presentes para a outra pessoa.
As promessas são variadas. Há pessoas que dizem que vão mandar anéis de ouro para o “noivado”, óculos, bolsas, celulares, dinheiro em espécie, documentos do exterior por remessa expressa, postal ou por meio de um viajante.
Segundo o auditor fiscal da Receita Federal André Martins, depois do suposto envio do presente, o golpista geralmente alega que os bens foram retidos pela Alfândega e que há necessidade de um depósito para que haja a liberação da encomenda. (Ouça o áudio André Martins 1)
Esses valores giram em torno de R$ 5 mil reais e, segundo o auditor fiscal, só é possível detectar a fraude quando as pessoas ligam para a Receita Federal.(Ouça o áudio André Martins 2)
O grande problema é quando a vítima deposita o valor solicitado. De acordo com André Martins, depois disso, a quadrilha faz nova exigência alegando outro empecilho para a liberação da remessa ou da bagagem e assim sucessivamente.(Ouça o áudio André Martins 3)
A Receita Federal alerta também que não exige qualquer pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente. E que todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão somente são recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais, o Darf.
Fonte: Com informações Agência do Rádio