Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Idosos e pessoas com deficiência de baixa renda têm acesso a benefício

Para ter direito, a renda da família não pode ser maior do que ¼ do salário mínimo por pessoa

  • 03/08/2018
  • Foto(s): Divulgação
Idosos e pessoas com deficiência de baixa renda têm acesso a benefício

O Benefício de Prestação Continuada, o BPC, também conhecido como LOAS, é um benefício mensal no valor de um salário mínimo para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade - garantido na Constituição Federal. Para ter direito, a renda da família não pode ser maior do que ¼ do salário mínimo por pessoa, o equivalente a R$ 238,50. No caso das pessoas com deficiência é necessária ainda uma avaliação por meio de uma perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.

O diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais e Previdenciários do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), André Veras, responsável pela coordenação do benefício, ressalta que para solicitar e receber o BPC não é necessário pagar pelos serviços de intermediários. (Ouça o áudio André Veras 1)

Por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito ao BPC. No entanto, diferente da aposentadoria, esse benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Além disso, não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social, como seguro-desemprego, aposentadoria ou pensão. É possível receber o Bolsa Família junto com o BPC, desde que a renda da família se enquadre nas regras do programa, conforme explica o diretor André Veras. (Ouça o áudio André Veras 2)

Para mais informações, o idoso, a pessoa com deficiência ou algum familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, mais próximo de casa. Depois disso, é preciso agendar um atendimento pelo telefone 135 para apresentar a documentação ao INSS. A ligação é gratuita. A pessoa que solicitou o benefício receberá uma carta do INSS informando se receberá ou não o BPC.

Fonte: Com informações MDS

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557