Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

PSDB confirma Richa para o Senado

  • 02/08/2018
  • Foto(s): Franklin de Freitas
PSDB confirma Richa para o Senado

O PSDB confirmou na quarta (01) o lançamento da candidatura do ex-governador Beto Richa, em convenção estadual em Curitiba, à espera de uma definição do grupo da governadora e pré-candidata à reeleição, Cida Borghetti. Nem Cida, nem o deputado federal e marido da governadora, Ricardo Barros (PP), compareceram à convenção tucana. O motivo oficial seria uma viagem à Brasília. Apesar da ausência, Richa ainda esperar um acordo para manter a aliança com sua sucessora. Para isso, a exemplo dos demais partidos, a convenção tucana delegou à Executiva Estadual a decisão sobre coligações e chapas. Por lei, os partidos têm até domingo para oficializar candidaturas e alianças. 


Na semana passada, Barros deu as negociações com os tucanos como encerradas, depois que o ex-governador deixou de comparecer à convenção conjunta do PROS/PMB que confirmou o apoio à reeleição de Cida. Segundo o ex-ministro, a tendência seria Richa disputar o Senado como candidato avulso em um “acordo branco” com o candidato do PSD ao governo, deputado estadual Ratinho Júnior, que nega essa possibilidade. Desde então, Barros não deu qualquer interesse em  reatar a aliança e a governadora tem desconversado sobre o assunto, alegando que a decisão caberá aos partidos aliados, nas convenções que devem ocorrer no próximo final de semana. 


Apesar disso, Richa garantiu que o PSDB continua trabalhando pela manutenção da coligação. “Esse é o entendimento. Ainda ontem tivemos reuniões, onde todos os partidos que estiveram conosco até então, ou a maioria deles, querem manter unido esse grupo que venceu as últimas eleições”, disse o ex-governador. De acordo com ele, os partidos que apoiaram sua administração seguem demonstrando “A vontade de todos de apoiar a candidatura da governadora Cida Borghetti”. 


Questionado sobre a posição de Ricardo Barros, Richa também desconversou (Ele) Está articulando, está vendo o que é melhor dentro dessa articulação para apoiar a reeleição da Cida Borghetti. Mas os deputados estão motivados e animados com os avanços dessas negociações”, alegou. 


Já no discurso à convenção tucana, Richa reafirmou a intenção de manter a coligação, mas avisou: "Minha candidatura ao Senado é irreversível, com ou sem aliança. 
Chapa - A divergência entre Richa e o grupo de Cida surgiu depois que ele teria pedido que a chapa da governadora não incluísse o deputado federal Alex Canziani (PTB) como segundo candidato ao Senado. O tucano nega. Richa também descarta um “acordo branco” com Ratinho Jr, para que o candidato ao governo não lance nenhum nome forte para concorrer com ele ao Senado. Ele alega apenas que deputados do PSD de Ratinho Jr têm interesse em apoiá-lo. 
Pela manhã, o Democratas confirmou, em convenção, o apoio à candidatura de Richa e Canziarni ao Senado e à reeleição de Cida. “Caso aconteça do PSDB não ficar na coligação, o DEM tem o compromisso de apoiar sua vaga ao Senado", afirmou o deputado estadual e líder de Cida na Assembleia Legislativa, Pedro Lupion.

PRP e PSC definem apoio a Alvaro Dias
O Partido Republicano Progressista (PRP) decidiu em convenção nacional ontem, em São José do Rio Preto (SP), apoiar a candidatura de Alvaro Dias (Podemos) à Presidência da República nas eleições 2018. Mais de 50 pessoas participaram do evento - 30 convencionistas, que escolheram a coligação com o Podemos por aclamação. Para o presidente nacional do PRP, Ovasco Roma Altimari, o senador paranaense representa "equilíbrio" para o País.
"Alvaro Dias representa o equilíbrio e a união que o Brasil precisa. O Brasil não pode mais uma vez cair na armadilha da aventura", afirmou Altimari. "Ele é ficha limpa, bom de diálogo, sensível aos problemas do povo brasileiro e humilde”, afirmou o dirigente.


Também foi confirmado ontem o apoio do PSC à pré-candidatura do senador. Paulo Rabello de Castro foi anunciado como candidato a vice. A aliança foi confirmada em reunião da Executiva Nacional do PSC, realizada na sede do partido, em Brasília, com a presença de membros e dos presidentes das duas legendas, o Pastor Everaldo (PSC) e a deputada federal licenciada Renata Abreu (PODE).
"A essa altura do campeonato, nenhum candidato faz visita ao outro se não for para somar forças", disse Rabello. "Essa composição é que nem cebola, tem várias camadas. O núcleo é programático, aqui ninguém está falando de segundo, minuto ou cargo”, afirmou ele.  “Somos piloto e co-piloto em uma cabine de comando”, disse Rabello, ao afirmar que a aliança “é o primeiro passo para acabar com a picaretagem na política”. 


Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rabello afirmou ainda que, em um eventual governo, uma das principais metas será “enriquecer os brasileiros”. “A principal negociação foi programática. O senador aceitou incorporar à sua proposta de governo nosso Plano de 20 Metas”, disse o Pastor Everaldo.

Fonte: Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557